Encontro com Krenak no CCBB e mais programas gratuitos do fim de semana
Show de Sandra de Sá na Praia de Ipanema, MAR com entrada gratuita na sexta (1º), concertos, espetáculo de dança e cinema ao ar livre são outras atrações
Ailton Krenak no CCBB
O pensador e imortal da ABL participa do Encontro com Educadores, como parte do projeto CCBB Educativo — Lugares de Culturas, para falar sobre a exposição Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak, que acaba de estrear no CCBB. Krenak é o curador da mostra do fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, que apresenta registros de viagens realizadas pela dupla entre 1993 e 1998, principalmente pela Amazônia. São 160 fotografias inéditas no Brasil. Embora seja destinado a educadores, o evento é aberto ao público em geral.
CCBB Rio. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sáb. (2), 10h. Grátis. Distribuição de ingressos na bilheteria uma hora antes do evento.
Concertos e exposição na Casa Museu Eva Klabin
No sábado (2), às 17h, o espaço apresenta o concerto do pianista Anderson Alves, reconhecido como um dos maestros mais destacados de sua geração, que conta com a participação da soprano Carolina Morel, integrante do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e do grupo Madrigal Contemporâneo. O programa incluiu obras de Villa-Lobos, de Edmundo Villani-Côrtes e do próprio Anderson Alves. A apresentação integra o projeto Concertos de Eva — Série Música no Museu. No domingo (3), às 16h, o Duo Ceccato e Béchemin se apresenta dentro da série Concertinhos de Eva, voltada para crianças. O repertório inclui obras de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e outros artistas. Além disso, acaba de ser inaugurada no museu a coletiva Contratempo, com obras de cinco artistas contemporâneos: André Griffo, Diambe, Leila Danziger, Gilson Plano e Vivian Caccuri.
Casa Museu Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Sáb. (2), 17h. Dom. (3), 16h. Distribuição de senhas no local uma hora antes do evento. Visitação da exposição: Ter. a dom., 14h/18h. Grátis.
Exposição Essa Cidade ‘Sempre’ Maravilhosa
Com curadoria de Theo Monteiro, a coletiva reúne trabalhos de doze artistas discutem questões ligadas à cidade do Rio, como a paisagem, o lazer, a violência, a sexualidade e o sagrado, entre outras. O título da exposição é retirado da apresentação que o compositor Ismael Silva (1905-1978), nome de grande importância no samba e na música brasileira em geral, fez antes de cantar seu clássico Antonico, no disco Se Você Jurar (1973). Entre os artistas participantes, estão Elian Almeida, Jaime Lauriano, Priscila Rooxo, Raul Mourão e Vik Muniz.
Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/15h. Grátis
Focus Cia de Dança
Dirigida pelo coreógrafo Alex Neoral, a companhia apresenta o espetáculo Trupe de graça neste sábado (2), em celebração aos 459 anos do Rio. O espetáculo, em forma de cortejo, é uma homenagem aos artistas mambembes. Durante 35 minutos, oito bailarinos percorrem 150 metros de distância. O grupo se desloca apresentando a coreografia até um ponto específico da praça/parque onde se intensifica a movimentação em cena. Trupe abre o calendário de apresentações do grupo em 2024.
Praça Mauá, perto do Museu do Amanhã, Centro. Sáb. (2), 14h e 16h. Grátis.
Instituto dos Pretos Novos (IPN)
Sítio arquelógico de suma importância para a cidade — afinal, o Cemitério dos Pretos Novos é uma ferida exposta da escravidão incravada na cidade —, instituição comemora o aniversário do Rio com programação gratuita e variada. O Samba no Museu recebe o grupo Velhos Malandros, que faz uma homenagem aos antigos mestres e tem Noca da Portela, Zé Luiz do Império Serrano e Eliane Faria como padrinhos. A exposição MãeMória — Onde Nascem as Memórias, conta com “curanderia” (em vez de curadoria) coletiva de oito artistas plásticos, que mostram trabalhos feitos a parte de suas vivências e são inspirados pelas lembranças que o território do IPN evoca. O evento conta ainda com a culinária afro-brasileira Ritual da Tia Mara, com pratos como moqueca de peixe com pirão, angu com sarapatel, bolinho de inhame e mungunzá, e o lançamento do livro Maré Cheia, do poeta Math de Araújo.
Rua Pedro Ernesto, 32/34, Gamboa. Sex. (1º), 17h/21h. Grátis.
Jazzmin’s Big Band
Formado por onze mulheres, o grupo de música instrumental apresenta o show Pagu, com repertório traz somente músicas de compositoras brasileiras, entre elas Dona Ivone Lara, Chiquinha Gonzaga, Joyce Moreno e Rita Lee, entre outras.
Espaço Cultural BNDES. Avenida Chile, 100, Centro. Sex. (1º), 19h. Grátis. Reserva de ingressos pelo site do espaço ou na bilheteria.
Verão Mais Elas
Em sua terceira edição, o evento traz campeonatos esportivos e atrações musicais femininas, tudo de graça. No sábado (2), se apresentam DJ Malira (17), Show da Ghabi + Elas (17h30) e Marvvila (19h). No domingo (3), é a vez de DJ Tamy (17h), Samba Que Elas Querem (17h30) e Sandra de Sá (19h).
Praia de Ipanema, na altura do Country Club. Sáb. (2) e dom. (3), 8h/20h30. Grátis.
Village MovieArt
O evento que traz filmes indicados ao Oscar 2024 ao deck do shopping, ao ar livre. Serão exibidos cinco longas: na sexta (1º), às 20h, o favorito Oppenheimer abre os trabalhos. No sábado (2), serão exibidos Homem Aranha: Através do Aranhaverso, às 18h30, e o remake de A Cor Púrpura, às 21h30. No domingo, as atrações são o live action Barbie, às 18h30, e Os Rejeitados, às 21h30, fechado os trabalhos. A pré-reserva das entradas deve ser feita no aplicativo Multi 48 horas antes da sessão, e a retirada dos ingressos acontece no local do evento, até uma hora antes do início do filme. Em caso de não comparecimento no horário indicado, as entradas serão disponibilizadas para novos clientes, por ordem de chegada. São permitidos dois resgates por CPF.
Village Mall. Avenida das Américas, 3900, Barra. Sex. (1º), 20h. Sáb. (2) e dom. (2), 18h30 e 21h30. Grátis. É preciso fazer a pré-reserva dois ingressos (até dois por CPF) pelo aplicativo Multi, 48 horas antes da sessão, e retirar as entradas no local do evento, até uma hora antes do início do filme.
Sexta no MAR
No dia do aniversário de 459 anos do Rio, esta sexta (1º), o Museu de Arte do Rio celebra seus onze anos de existência liberando a entrada para o público. Atualmente, estão em cartaz por lá as coletivas Funk: Um Grito de Ousadia e Liberdade, Brasil Futuro: As Formas da Democracia e Laroyê, Grande Rio, além das individuais Ònà Irin: Caminho de Ferro, de Nádia Taquary; Ocupação Bori: O Filme + Coleção MAR, de Ayrson Heráclito.
Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Sex. (1º), 11h/18h (última entrada às 17h). Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui