Sem Perder a Ternura

<em>Guia Afetivo da Periferia</em>, de Marcus Faustini, inspira monólogo carinhoso sobre a vivência do autor no Rio e em seus arredores

Milhões de jovens habitantes das bordas das cidades brasileiras conhecem bem esta história: acordar cedo, pegar uma condução abarrotada e quente, trabalhar duro, estudar (com sorte) e, na volta para casa, à noite, pensar em recomeçar tudo no dia seguinte. Em Guia Afetivo da Periferia,adaptação do livro homônimo de Marcus Vinícius Faustini, o olhar terno sobre a urbe, mantido apesar de todos os problemas visíveis, é uma das virtudes do original que chegam intactas ao palco. 

GuiaAfetivo_LeoAversa-6

GuiaAfetivo_LeoAversa-6

Na montagem, não há espaço para pieguice ou melodrama. Também diretor do monólogo, o autor imprime ritmo vibrante à encenação, aproveitado pela atuação comovente e firme de João Pedro Zappa. O jovem ator que chamou atenção em Boa Sorte (2014), belo filme de Carolina Jabor, encarna o rapaz da periferia mergulhado em memórias vividas no Rio e seu entorno, nos anos 80 e 90. No palco do Teatro Serrador cabe um mundo, ou melhor, o grande território por onde circulava Faustini na juventude, quando morou na vizinha Caxias e no bairro de Santa Cruz. 

GuiaAfetivo_LeoAversa-5

GuiaAfetivo_LeoAversa-5

Nessa toada autobiográfica, e tremendamente terna, o cenário recria o quarto do escritor, no qual nada é desnecessário, e projeções de imagens ilustram seu guia afetivo. 

Teatro Serrador (50 lugares). Rua Senador Dantas, 13, 2220-5033. Quinta a sábado, 19h30. R$ 20,00. Bilheteria: 11h/19h (seg. a qua.); a partir das 11h (qui. e sex.); a partir das 15h (sáb.). Até sábado (9).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s