Uma lista de programas infantis para fechar as férias de julho
Maioria das atrações é gratuita, opções vão desde oficinas de carimbo e pintura na FGV a ação do live action Como Treinar seu Dragão no Parque Bondinho

O recesso escolar está com os dias contados. Em muitas escolas do Rio, as aulas voltaram nesta quinta (31). Já em outras, o retorno será só na próxima segunda (4). Em clima de despedida, VEJA Rio reuniu uma lista de atrações para curtir com os pequenos neste finalzinho de férias.
– A ação do live action de Como Treinar o Seu Dragão no Parque Bondinho, na Urca, termina nesta quinta (31). Crianças de 3 a 15 anos são convidadas a desvendar o mistério do desaparecimento de Banguela, protagonista do filme ao lado do menino Soluço, seguindo pistas e resolvendo enigmas em um circuito interativo e cheio de fantasia. A atividade dá direito a livreto lúdico, lápis personalizado, além de um certificado oficial de Treinador de Dragões e um brinde especial ao final.
– Na Casa Firjan, em Botafogo, estão programadas várias atividades gratuitas para o fim de semana, como a Brincar é Ancestral, no sábado (2), às 11h. A criançada a partir de 4 anos poderá criar artefatos inspirados nas Bonecas Karajás, expressões culturais que refletem a identidade e os valores do povo Karajá, originário das margens do Rio Araguaia, que abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará.
– No CCBB, no Centro, há programação, também gratuita, nesta sexta (1), sábado (2) e domingo (3), como oficinas de plantio, às 10h, de reciclagem musical, às 11h e de fantoche (12h). Às 13h, tem o show de histórias No quintal do circo. Os ingressos para as oficinas estão disponíveis na bilheteria do centro cultural.

– Comemorando 15 anos de trajetória, o Grupo Cerco, um dos mais premiados grupos teatrais do Rio Grande do Sul, apresenta “Puli-Pulá”, em sessão única neste sábado (2), às 15h, no Teatro Municipal Carlos Werneck de Carvalho, no Parque do Flamengo. A entrada é franca. O espetáculo para todas as idades leva à cena uma das mais antigas tradições populares: a brincadeira de pular corda.
– O Centro Cultural Light, no Centro, tem Cineclubinho com oficina artística nesta quinta (31), às 14h, pintura com giz neon nesta sexta (1), às 13h, e, logo na sequência, às 14h, oficina de colagem e cápsula do tempo. A entrada é gratuita, e as senhas são distribuídas 20 minutos antes de cada atividade; sujeitas à lotação.
– A FGV Arte, na sede da FGV, em Botafogo, promove o festival infantil gratuito Criar Mundos. Nesta quinta (31), até as 15h, tem oficina de colagem. Na sexta (1), das 13h às 15h, tem oficina de adornos, no sábado (2), no mesmo horário, tem oficina de carimbo e, no domingo (3), também das 13h às 15, tem aula de pintura. Inscrições pelo link https://bit.ly/3Jd9maP.

– O espaço gastronômico Nolita Roastery, na Barra, promove novas edições de suas aulas de confeitaria para crianças, que foram um sucesso durante as férias. Será nos dias 5 e 7 de agosto, às 17h, quando pequenos de 6 a 14 anos poderão aprender a fazer deliciosos cookies. R$ 124 por criança, com lanche e bebida incluídos.

– O Museu do Pontal, na Barra, no sábado (2), às 16h, tem contação com a Cia. Costurando Histórias, que utiliza tapetes artesanais como cenário, construindo um ambiente lúdico e poético para unir pelejas de calango e ponteios de viola, resgatando o encanto da literatura de cordel. No domingo (3), no mesmo horário, o cordelista Victor Lobisomem apresenta histórias de seu livro infantil, ABC da Capoeira para Crianças. Grátis, por ordem de chegada.