Férias no museu: do CCBB ao Pontal, as atividades culturais para crianças
A programação é gratuita, convidando a garotada a refletir sobre arte e ciência, além de se jogar em banhos de mangueira

Os centros culturais cariocas capricharam na programação para encantar a garotada durante as férias de verão. Confira e escolha, abaixo, a melhor opção:
CCBB.

Arte, música, teatro e contação de histórias se encontram nas atividades do CCBB Educativo – Lugares de Culturas.
No Laboratório de Arte, crianças a partir de 3 anos poderão participar da atividade De Ponto a Ponto, por exemplo, inspirada nos bordados de ponto cruz, no qual os participantes costuram suas memórias em telas fixadas em grandes estruturas metálicas.
Já no Laboratório de Música, os ritmos brasileiros se destacam na atividade Que Bicho Que É?, voltada para crianças a partir dos 7 anos. Através de um divertido jogo de adivinhação com animais da nossa fauna, elas podem tocar instrumentos de percussão em conjunto.
No térreo, a Estação Améfrica propõe desbravar os caminhos entre Brasil, África e Europa. Em mapas expostos, os visitantes poderão traçar as linhas que atravessam os continentes e chegam ao Brasil. A atividade cria uma relação com as obras dos 12 artistas presentes na mostra Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, que também conta com visitas guiadas.
Para marcar o feriado de São Sebastião, o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias, que costura e utiliza tecidos, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares de origens diversas, se apresenta no sábado (18), domingo (19) e segunda (20), às 14h, no Espaço Conceito Banco do Brasil, localizado no térreo do CCBB.
A programação completa pode ser conferida no site do CCBB.
Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a seg., 9h/18h. Informações: bb.com.br/cultura. Grátis, até 31 de janeiro.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Centro Cultural Light.

Eficiência energética é o tema das atividades interativas promovidas pelo espaço. Dá para aprender brincando. O público pode aproveitar as oficinas, como a de light painting, que explora a bioluminescência – característica presente na fauna marinha e nos vagalumes – e a Cápsula do Tempo, que convida os participantes a refletirem sobre o impacto do tempo na sociedade e na energia.
Além disso, o publico pode participar de visitas guiadas às exposições Entre Tempos: O Rio do Passado ao Presente e Décadas e Descobertas e assistir a curtas que abordam a relação entre a infância, a natureza e o meio ambiente.
Cada atividade comporta entre 15 e 20 participantes e as senhas são distribuídas 20 minutos antes de cada uma delas.
Avenida Marechal Floriano, nº 168, Centro. Ter. a sex., 10h30 e 15h. Grátis. Até 31 de janeiro.
+ Discreta, mas falante: Cristine Paes é a primeira-dama mais longeva do Rio
Casa Museu Eva Klabin.
Técnicas de pintura, origami, animação, tecelagem e mais quatro oficinas integram a programação do espaço, cravado na Lagoa. A programação vai de quarta a sexta, às 10h e às 15h, e aos sábados e domingos, a partir das 15h. A entrada é gratuita e sujeita a lotação. As senhas para participação nas atividades são distribuídas dez minutos antes de cada sessão. Confira a programação completa no site.
O público também pode visitar as exposições permanente e temporária da Casa Museu Eva Klabin, a partir das 14h. O acervo inclui mais de 2 000 obras que cobrem um arco de tempo de 5 000 anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.), Idade Média, Renascimento até o Impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações.
Na exposição temporária Novas Raízes, Rosana Paulino traz à tona discussões sobre memória, natureza, identidade e história afro-brasileira.
Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Qua. a sex., 10h/15h. Sáb. e dom., 15h. Grátis, com retirada de senhas no local. Até 2 de fevereiro.
+ Quem são as duas únicas estudantes do Rio com nota máxima no Enem
Museu do Pontal.
Prepare a roupa de banho, porque a instituição mais “kid friendly” do Rio tem até banho de mangueira. Até dia 2 de fevereiro, rola uma programação intensa de oficinas, espetáculos circenses, brincadeiras e jogos coletivos na horta e no jardim, de quinta a domingo, a partir das 10h. A programação é gratuita, para crianças de até 12 anos, que devem contar com a presença de um responsável.
Às quintas e sextas, o Instituto Moleque Mateiro realiza atividades recreativas com educação ambiental das 10h às 12h. E, entre 16h às 18h, os arte-educadores do museu e convidados comandam oficinas, promovendo jogos coletivos ao ar livre, no amplo jardim.
Já aos sábados e domingos, tem oficina e espetáculo circense e musical, a exemplo do show de Bethi Albano e Quintal Mágico, no dia 26, às 16h. As visitas musicadas e o baú de brinquedos populares, que disponibiliza para os pequenos brinquedos tradicionais, acontecerão todos os dias, com horários especiais para este período de férias.
Confira a programação completa no site.
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da. Qui. a domi., 10h/18h. Grátis.