Enfim, férias: 10 dicas de passeios do Guia dos Pequenos Exploradores
Livro que acaba de ser lançado pela Mangaio Editora reúne setenta programas para as famílias (re)descobrirem a cidade pelo olhar da criançada. Veja
A Praia do Flamengo é chamada carinhosamente de caribrejo pelos frequentadores: com o desvio do esgoto para um interceptor, as águas ficaram próprias para banho e cristalinas, remetendo ao caribe. Com o mar bem mais calmo, é o point ideal para nadar com os baixinhos. Avenida Infante Dom Henrique, Flamengo.
A Pequena África é um pedacinho do Rio cheio de memória, muito importante para entender as nossas raízes. Comece o percurso pelo Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), que conta as origens dos povos ancestrais através de obras de arte. Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Ter. a dom., 10h/17h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
À beira da Baía de Guanabara, o Espaço Cultural da Marinha guarda equipamentos de guerra, navios, helicóptero e até um submarino. De lá, é possível ir até a Ilha Fiscal, palco do último baile do império. Avenida Alfred Agache, s/nº, Centro. Ter. a dom., 11h/17h. R$ 7,00 a R$ 14,00 (grátis às terças).
Cantinho escondido em Santa Teresa, o Museu da Chácara do Céu tem uma vista de tirar o fôlego e um pátio imenso, ótimo para a molecada correr. O acervo é formado por 22 000 obras, trazendo nomes como Candido Portinari, Amedeo Modigliani, Joan Miró e Jean-Baptiste Debret. Rua Murtinho Nobre, 93. Qua. a seg., 12h/17h. Grátis.
Erguida em 1565 pelo fundador do Rio de Janeiro, Estácio de Sá, a imponente Fortaleza de São João é um paraíso para quem gosta de estudar o passado: há canhões e casamatas, estruturas usadas para abrigar tropas, material bélico ou disparar armas. Alameda Floriano Peixoto, s/nº, Urca. Seg. a qui., 9h/16h. Sáb., 9h/12h. Grátis.
Ao lado do Museu da República, o Centro Nacional de Folclore reúne 17 000 itens que enaltecem as expressões populares brasileiras. Do Saci Pererê ao Lobisomem, passando pela literatura de cordel, é uma aula de cultura e identidade. Rua do Catete, 179, Flamengo. Ter. a sex., 10h/18h. Sáb., dom. e fer., 11h/17h. Grátis.
Mistura perfeita entre história e inovação, o Futuros — Arte e Tecnologia desperta a curiosidade. No prédio, o Museu das Comunicações e Humanidades tem telefones antigos, rádios, orelhão e experiências imersivas com realidade virtual. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Qua. a dom., 11h/20h. Grátis.
Um passaporte para a biodiversidade. No Museu da Vida Fiocruz, é possível embarcar no Trenzinho da Ciência para conhecer o castelo Mourisco, o Borboletário e o Epidauro — que apresenta conceitos de biologia, física e química através de instalações interativas. Avenida Brasil, 4 365, Manguinhos. Ter. a sex., 9h/16h30. Sáb., 10h/16h. Grátis.
Fundada em 1880, a Fábrica Bhering foi pioneira na produção de chocolate e café moído no país. Após seu declínio, as instalações na Gamboa foram ocupadas por mais de oitenta ateliês, e exposições são realizadas periodicamente. Rua Orestes, 28. Ter. a sex., 10h/18h. Sáb., 13h/20h. Grátis.
Um dos cartões-postais mais fotografados do Rio, a Escadaria Selarón foi decorada pelo chileno Jorge Selarón com milhares de azulejos de diversas partes do mundo. Vale brincar de caça ao tesouro: há peças de As Meninas Superpoderosas, Os Simpsons e O Pequeno Príncipe. Rua Manuel Carneiro, Santa Teresa.
Táxis fora da tabela viram rotina no Rio
Bennett: moradores do Flamengo choram de tristeza com derrubada de árvores
IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis
Grupo de ricos cariocas entre os ganhadores da Mega da Virada
Prefeitura do Rio dá pistas da atração do próximo mega show em Copacabana





