Hospital do Rio oferece tratamento especializado para síndrome pós-Covid
O centro multidisciplinar do Hospital Universitário Pedro Ernesto será destinado a pesquisas e ao atendimento a pacientes encaminhados pelo SUS
O Centro Multidisciplinar para Tratamento Pós-Covid-19 do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi inaugurado nesta segunda (31) para investigar e tratar complicações decorrentes da doença.
+ Covid-19: Rio inicia vacinação para população geral, confira o cronograma
O local, que será o primeiro centro público do país com este propósito, realizará atendimentos diariamente aos pacientes encaminhados por meio do Sistema Estadual de Regulação do SUS. A expectativa é que sejam tratados até 300 pacientes por semana, por uma equipe multidisciplinar que inclui médicos como cardiologistas, neurologistas, clínicos, além de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
O objetivo do centro é também promover pesquisas relacionadas ao novo coronavírus, como fatores genéticos que podem tornar as pessoas mais vulneráveis a ele e à síndrome pós-Covid, além das sequelas que podem decorrer da doença, para que sejam encontradas formas de tratamento mais eficazes.
+ Covid: Paes libera roda de samba e música ao vivo em bares e restaurantes
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% de todas as pessoas que contraem o vírus continuam com sintomas persistentes após curadas. Fadiga, dores musculares e abdominais, palpitações no peito, falta de concentração, alguns dos mais comuns em pacientes, até outras sequelas mais graves, como lesões pulmonares e cardíacas, devem ser acompanhados por especialistas.