Continua após publicidade

Coronavírus: Fiocruz adia para março a entrega das vacinas de Oxford

Insumo que vem da China para dar início à produção ainda não chegou e nem tem data confirmada ainda. Com isso, prazo não será mais cumprido

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jan 2021, 10h09
A imagem mostra o castelo neoclássico que é sede da Fiocruz no Rio
Fiocruz: na extensão do câmpus, nova área de pesquisa de material biológico (Acervo Casa de Oswaldo Cruz/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) adiou de fevereiro para março a entrega das primeiras doses de vacina de Oxford. Na terça (19), a instituição enviou um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) informando que o atraso se deve à falta de um insumo-base necessário para dar início, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que ainda não chegou da China e nem tem data para chegar, segundo nota divulgada pela Fiocruz.

+Artista promove testes gratuitos de Covid-19 em museu carioca

O recebimento da matéria-prima, responsabilidade da AstraZeneca, estava previsto para janeiro. No entanto, o fato de ainda não ter chegado pode ter impacto sobre o cronograma. É que as doses fabricadas no país precisarão passar por testes de qualidade que demorarão quase 20 dias.

+Covid-19: como será a divisão da vacina entre as cidades do estado

O detalhamento da produção será informado apenas quando a data da chegada do insumo for, de fato, confirmada. “Embora ainda dentro do prazo contratual em janeiro, a não confirmação até a presente data de envio do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) poderá ter impacto sobre o cronograma de produção inicialmente previsto de liberação dos primeiros lotes entre 8 e 12 de fevereiro… Ainda que sejam necessários ajustes no início do cronograma de produção inicialmente pactuado, a Fiocruz segue com o compromisso de entregar 50 milhões de doses até abril deste ano, 100,4 milhões até julho e mais 110 milhões ao longo do segundo semestre”, informa um trecho da nota.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.