Proteste analisa sashimis de quatro restaurantes

Dos endereços analisados, somente um apresentou microrganismos patogênicos, aqueles cuja ingestão pode trazer riscos à saúde

A Proteste realizou ação para analisar a qualidade dos sashimis de salmão servidos em restaurantes do Rio e de São Paulo. Quatro endereços cariocas tiveram mostras avaliadas: Tosaka Culinária Japonesa (Barra), Taiping (Botafogo), Manekineko (Cachambi) e Koni Store (Recreio). Nas peças coletadas no Taiping, japonês instalado no Shopping Rio Sul, foram encontrados microrganimos mesófilos aeróbicos, cuja presença pode indicar armazenamento em temperatura inadequada e falta de higiene. Além disso, e ainda mais grave, foram dectados microrganismos patogênicos, cuja ingestão pode trazer riscos à saúde. O teste verificou a presença de listeria monocytogenes e aeromonas sp. A primeira pode causar listeriose, uma intoxicação alimentar que, se contraída durante a gravidez, pode resultar em aborto espontâneo, nascimento prematuro, infecção grave do recém-nascido ou mesmo natimorto. A segunda é associada à quadros de diarreia, peritonite, infecções e até septicemia, em imunodeprimidos.

A Proteste ressalta que o risco dessas bactérias à saúde depende da quantidade ingerida, além da idade e imunidade do consumidor e afirma que as análises não determinaram a quantidade presente nos sashimis. Ou seja, não é possível determinar o potencial de risco que oferecem.

Veja a notícia na íntegra aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Arnaldo Cruz

    E em relação ao salmão que compramos na peixaria para fazer sashimi, existe alguma forma especial de lavar ele que ajude a eliminar a presença destes micro-organismos?