VEJA RIO COMER & BEBER consagra o talento e a criatividade na gastronomia
Em noite de festa no Copacabana Palace, 35 prêmios foram concedidos a estabelecimentos de comidinhas, bares, restaurantes e personalidades
Quinhentos convidados, entre finalistas, jurados, personalidades e entusiastas da boa mesa se reuniram no Copacabana Palace na noite do dia 21 de outubro para a 29ª edição de VEJA RIO COMER & BEBER.
A abertura da cerimônia, conduzida por Fernanda Thedim, editora-chefe da revista, e pela atriz Erika Januza, ficou a cargo do cantor e compositor Leo Jaime, que também integrou o júri.
Em seguida, o CEO da Editora Abril, Mauricio Lima, destacou a força da gastronomia carioca, que está no mesmo patamar das grandes capitais do mundo. “COMER & BEBER é mais do que um prêmio, é um retrato da força criativa, do talento e da capacidade empreendedora. Nossas cozinhas transformam ingredientes simples em experiências inesquecíveis”, celebrou.
À medida que as categorias e seus respectivos vencedores foram anunciados, a potência feminina ficou evidente. Julia Lottus, à frente do italiano Sult, foi considerada a chef revelação, enquanto Laura Paravato, do Blue Blazer, ganhou o título de bartender do ano.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Cristiane Julião, da Casa 201 e do Balcão 201 — o melhor francês e o melhor gastrobar da cidade, respectivamente —, saiu com o troféu de restauratrice de 2025. “Aos 55 anos, decidi investir numa nova trajetória profissional e transformei um hobby em trabalho. Nunca é tarde para recomeçar”, emocionou-se, exaltando a bem-sucedida parceria com os chefs João Paulo Frankenfeld e Roberta Antonia.
Dianna Macedo, da Dianna Bakery, levantou a placa de confeiteira do ano.
Da Zona Norte também saíram os vencedores de melhor quiosque, o Lá na Rosi; melhor chope, para Cachambeer; melhor batida, para o Bar do Momo; e melhor boteco, o Bar da Frente, que este ano abriu filial em Copacabana.
+ Os programas que César Tralli e Ticiane Pinheiro gostam de fazer no Rio
Desde 2023, aliás, a premiação mais importante da gastronomia dispõe da seção Vale a Viagem, indicando estabelecimentos na serra, no litoral e em Niterói.
O secretário de turismo do estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, ressaltou a importância do setor para a economia. “Hoje, 70% dos turistas que nos visitam consideram a gastronomia fluminense alta gastronomia”, observou.
+ No clima da COP: Rio sedia os mais quentes encontros pré-conferência
“Há mais de quinze anos mantemos um alto padrão e exibimos as maravilhas de Búzios para o mundo. Esse reconhecimento é a prova de que estamos no caminho certo”, disse o argentino Gustavo Rinkevich, do Rocka, tricampeão do litoral. “A sensação é de receber de volta todo o amor que colocamos em cada receita”, refletiu a chef Lydia Gonzalez, bicampeã na serra com o Angá.
+ A expectativa de Juliane Gamboa para o Grammy Latino
Thomas Troisgros, o chef do ano, que comanda com vivacidade o Oseille, o Toto e o Tijolada, voltou no tempo ao relembrar que, aos 25 anos, acompanhou o pai, Claude Troisgros, na premiação. “Levo um legado adiante”, arrematou. Um belo e delicioso momento para a gastronomia do Rio de Janeiro.
COMER & BEBER 2025/2026 é uma realização de VEJA Rio com patrocínio master de BTG Pactual, patrocínio de JBS e 99Food, apoio institucional do Governo do Rio de Janeiro, apoio de Tramontina Hospitality, Nespresso Professional, Baden Baden e Catupiry Profissional, e parceria de Salton.
Megaoperação: resultado de pesquisa sobre aprovação ou não da sociedade
O vinho na obra de Van Gogh
Expo Araruama agita a Região dos Lagos com shows gratuitos
Halloween no Rio: um roteiro de festas e menus especiais em bares
Quem era a Japinha? Musa do crime foi morta durante operação contra o CV





