Detox para desinchar antes e depois do réveillon
Cardápio da chef Andrea Henrique, do Pomar Orgânico, dura um dia e é boa dica para limpeza intestinal no período das festas de fim de ano
Depois da comilança do Natal e às vésperas do réveillon, quando muita gente opta por usar um modelito branco, bate aquela dúvida: o que fazer para desinchar, limpar o intestino para a próxima farra gastronômica e até mesmo nos primeiros dias? Pensando nisso, VEJA RIO consultou a chef Andrea Henrique, do Pomar Orgânico, que acabou de lançar o livro Detox 8: Programa de 8 Dias para Desintoxicar Seu Organismo, e ela selecionou um detox líquido com duração de apenas um dia para dar aquela forcinha. “O objetivo desse detox é a limpeza intestinal, pois estimula o organismo a eliminar a retenção hídrica”, explica Andrea.
+ Dicas e receitas sobre alimentos funcionais
Se a sua meta é entrar no vestido justo ou apenas limpar o organismo no pós-festa, acredite: ainda dá tempo! Confira o menu abaixo e boas festas!
Dejejum
Ao acordar, beba 1 copo de 300ml com água morna e com o suco de um limão tahiti. Trinta minutos depois, beba um Suco Verde.
Receita: 3 maçãs vermelhas; 1 raiz (cenoura, inhame ou yakon); 3 folhas de couve; 1 pedaço de gengibre (do tamanho da ponta do polegar); 1 pepino japonês. Passe todos os itens em uma centrifuga e consuma em seguida. Se quiser potencializar o seu suco verde, adicione uma colher de uma semente ou de um grão germinado.
Lanche da manhã
Suco de morango com chia
Receita: 10 morangos; 1 colher de sopa de chia; 4 gotas de adoçante stévia.
Almoço
Sugestão: Sopa de abobrinha com quinoa
Receita: 200g de abobrinha; 50g de quinoa marrom; 1 dente de alho; 2 colheres de azeite extravirgem ou óleo de coco; saldo himalaia a gosto. Lave e corte a abobrinha. Em uma panela, coloque 500ml de água para ferver. Adicione a abobrinha e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue e reserve. Em outra panela, doure o alho ralado no azeite ou óleo de coco. Coloque a abobrinha já cozida junto com a água no liquidificador, adicione o alho dourado no óleo de coco e o sal. Bata tudo até ficar cremoso. Volte à panela e adicione a quinoa. Deixe cozinhar por 10 minutos. Sirva quente.
Lanches
Uma hora após o almoço, beba um suco de melão com cúrcuma
Receita: 100g de melão; 1 colher de chá de cúrcuma em pó ou fresca e ralada. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, adicione 200ml de aga, 4 pedras de gelo e bata. Consumir em seguida.
Uma hora após o suco de melão com cúrcuma, beba um chá verde (Ativador).
Uma hora após o chá verde, beba um suco de cenoura com laranja
Receita: 200ml de suco de laranja; 1 cenoura pequena; 1 colher de sopa de linhaça dourada (hidratada por 1 hora em 100ml de água); 1 pedacinho de gengibre (do tamanho da ponta do polegar). Coloque todos os ingredientes no liquidificador, incluindo a água em que a linhaça ficou hidratando. Adicione 4 pedras de gelo e bata bem. Não precisa coar. Beba em seguida.
Uma hora após o suco de cenoura e laranja, beba um suco de beterraba com maçã vermelha
Receita: 3 maçãs e 1 beterraba pequena. Passe tudo na centrífuga e consuma em seguida.
*Prepare um litro de chá de hibisco e conserve na geladeira. Consuma entre um suco e outro. Você deve beber tudo ao longo do dia.
Jantar
Sugestão: Sopa de folhas verdes
Receita: 50g de acelga; 50g de espinafre; 20g de salsinha; 100g de inhame; 2 dentes de alho ralados; 2 colheres de azeite extravirgem ou óleo de coco; 1 colher de chá de gengbre ralado; sala a gosto. Caso não goste de alguma folha, substitua por outra de sua preferência. Coloque 500ml de água para ferver. Quando começar a borbulhar, adicione o inhame e cozinhe até ficar mole. Depois coloque as folhas picadas e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue e reserve. Em outra panela, doure o alho. Inclua os outros ingredientes já cozidos. Adicione o sal e bata até formar um creme. Sirva quente.