Quais são as três cafeterias do Rio na lista de melhores da América Latina
Coffee Five, Mato Café e Café ao Léu representam a cidade na lista das 100 melhores cafeterias da América do Sul de 2025
Sete cafeterias brasileiras foram incluídas na lista inaugural das 100 melhores da América do Sul, divulgada no último sábado (25). O ranking The South America’s 100 Best Coffee Shops 2025 reúne estabelecimentos de destaque em países como Colômbia, Peru, Chile e Argentina, além de endereços de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
A melhor colocada entre as brasileiras é a Cupping Café, em São Paulo, que alcançou o 8º lugar. Inaugurada em 2017, na Vila Madalena, a casa trabalha com cafés especiais produzidos em diferentes regiões do Brasil — como São Paulo, Minas Gerais e Bahia — e também realiza a própria torrefação, fornecendo para outros estabelecimentos.
“É um novo reconhecimento da seriedade do nosso trabalho. Essa distinção é muito gratificante, especialmente por vir de um júri que inclui profissionais que são nossas referências”, afirmou o barista e mestre de torra Gabriel Penteado, responsável pela Cupping.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O endereço paulistano já havia sido o único representante do Brasil na lista das 100 Melhores Cafeterias do Mundo, divulgada em fevereiro deste ano, ocupando a 92ª posição. Segundo Gabriel, o reconhecimento trouxe impacto positivo para o negócio. “Nosso movimento dobrou. Recebemos visitantes de diferentes países e essa troca tem sido muito enriquecedora”, contou ao CNN Viagem & Gastronomia.
Outras brasileiras no ranking
Além da Cupping, outras seis cafeterias nacionais foram reconhecidas:
• Coffee Five (Rio de Janeiro) — 20º lugar. Fundada em 2018, serve cafés especiais na Rua da Quitanda, no Centro.
• Kofi & Co (São Paulo) — 61º lugar. Possui unidades na Chácara Santo Antônio e na sede da escola Le Cordon Bleu, na Vila Madalena.
• Mato Café (Rio de Janeiro) — 64º lugar. Localizada em uma galeria no Arpoador, combina cafés de pequenos produtores e cookies artesanais.
• Kof – King of the Fork (São Paulo) — 66º lugar. Em Pinheiros, une cafés especiais e cultura do ciclismo, atuando desde 2014.
• Café ao Léu (Rio de Janeiro) — 67º lugar. Com unidades em Copacabana e no Leblon, também atua como torrefação própria.
• Lucca Cafés Especiais (Curitiba) — 69º lugar. Referência na capital paranaense há mais de 20 anos, oferece mais de 30 microlotes de cafés brasileiros torrados artesanalmente e comercializa pães de fermentação natural, cursos e produtos online.
Destaques sul-americanos
O topo do ranking ficou com a Tropicalia Coffee, de Bogotá, na Colômbia, que há mais de uma década trabalha com cafés locais de diversos produtores do país. Segundo o site da casa, o propósito é “elevar a importância do café” por meio de um processo de torra e embalagem que preserva o frescor e realça os sabores originais.
Top 10 das melhores cafeterias da América do Sul (2025):
1. Tropicalia Coffee (Bogotá, Colômbia)
2. Kafi Wasi Café Tostaduría (Arequipa, Peru)
3. Holaste! Specialty Coffee (Puerto Natales, Chile)
4. Fankør (Quito, Equador)
5. Tributo – Casa de Café (Chacao, Caracas, Venezuela)
6. Fruto Café (Buenos Aires, Argentina)
7. Monotono Specialty Coffee (Lima, Peru)
8. Cupping Café (São Paulo, Brasil)
9. Puku Puku (Peru)
10. Eco Mapu Coffee (Villarrica, Chile)
Como será a agenda do príncipe William em sua visita ao Rio
Taís Araujo denuncia Manuela Dias no compliance da Globo
Receita: Quiche com o que tem na geladeira
Príncipe William no Rio: sem exigências para o menu
Por que jantar para Príncipe William tem menu plant-based





