Continua após publicidade

Chef da Ferro e Farinha abre japonês com alta coquetelaria no Leblon

Suibi homenageia restaurante histórico do pai de Sei Shiroma em Nova York, com carta da melhor bartender do Brasil

Por Pedro Landim
22 set 2023, 18h01

Um novaiorquino de ascendência oriental fazendo pizzas de fermentação natural, servidas sem talheres num balcão escondido do Catete com filas na porta. Sei Shiroma chegou ao Rio mostrando desde o início que aqui não estava a passeio, e ganhou as páginas como um ex-publicitário americano disposto a sobreviver na cidade. Nesse roteiro, um pulo de alguns anos no tempo vai encontrá-la à frente das quatro unidades do Ferro e Farinha, definido pelo próprio como um “pizza bar”, detentor de três título do VEJA RIO COMER & BEBER na catagoria que aponta as melhores pizzas.

+ Feiras do fim de semana vão da cerveja artesanal aos alimentos orgânicos

Pois a história da vida do chef, que teve parte importante passada dentro de um restaurante em Nova York, vem à tona com a inauguração (ou reabertura) do Suibi, casa com o mesmo nome do autêntico salão com balcão de sushis que o pai inaugurou em 1983, e permaneceu aberto até 2008, em Manhattan.

Compartilhe essa matéria via:
Infância: Sei Shiroma e o pai no Suibi, um pioneiro de Nova York
Infância: Sei Shiroma e o pai no Suibi, um pioneiro de Nova York (Reprodução/Arquivo pessoal)

O restaurante inaugura na próxima semana na Rua Dias Ferreira, epicentro da badalação no Leblon, com cozinhas frias e quentes baseadas no Japão, e os esperados voos asiáticos dos menus contemporâneos. Os clientes podem esperar pratos como usuzukuri hollandaise, feito com lâminas de salmão, molho hollandaise e ponzu de yuzu; o surf and turf tartare, preparado com arroz shari crocante, tartare de atum, wagyu grelhado, grana padano e algo nori; e o unagi temaki, aberto com enguia grelhada, shiso e missô.

Assim como ocorre na pizzaria do chef, a coquetelaria recebe atenção especial, com a carta de drinques a cargo da mixologista paraense Vitória Kurihara, de apenas 24 anos, eleita a melhor do Brasil no World Class 2023, uma das principais competições de coquetelarias do mundo. A partir deste sábado (23), aliás, ela vai representar o Brasil na final global do concurso, em São Paulo.

Continua após a publicidade
Fusões: usuzukuri feito com lâminas de salmão e molho hollandaise
Fusões: usuzukuri feito com lâminas de salmão e molho hollandaise (//Divulgação)

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A carta terá coquetéis como o Eminem Highball, feito com gim Gordons, xarope de matcha, basílico, limão e soda de melão cantaloupe; e o 50 Shades of Grey, que leva Gim Gordons, licor Saint Germain, suco de toranja e xarope de Earl Grey.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.