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Gostoso e barato

Começa na segunda (17) o festival gastronômico Restaurant Week, que oferece em 74 estabelecimentos da cidade menus com entrada, prato principal e sobremesa a preço de banana. Veja as dicas

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 dez 2016, 15h58 - Publicado em 11 out 2011, 16h23

Um almoço executivo no Eñe, em São Conrado, não sai por menos de 47 reais. Mas imagine poder fazer uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa, por quase a metade do valor – e não só no restaurante espanhol, mas em outras 73 casas renomadas da cidade, como Casa da Suíça e Sawasdee Bistrô. Quitutes oferecidos por algumas das melhores cozinhas do Rio a preços promocionais são a fórmula de sucesso do Restaurant Week, que chega à sua quinta edição carioca. De segunda (17) até o dia 30, os 74 endereços participantes terão menus a preço fixo: R$ 31,90 (almoço) e R$ 43,90 (jantar). A proposta é honesta, mas fique atento para evitar surpresas. Veja dez dicas de ouro para aproveitar ao máximo o festival gastronômico.

LEIA MAIS: Conheça os 10 cardápios imperdíveis do evento de acordo com VEJA Rio

1 – Os pratos oferecidos no festival nem sempre fazem parte do cardápio convencional dos estabelecimentos, mas é como diz o ditado: quem não arrisca não petisca. O evento é uma boa oportunidade para experimentar novos quitutes em restaurantes pouco explorados.

2 – As filas são inevitáveis em muitos lugares. Para contornar o problema, as reservas na edição deste ano poderão ser feitas online pelo próprio site do festival, mas o serviço é válido apenas para as casas que optarem por ele. Fique atento.

3 – Os restaurantes podem escolher se farão a promoção no almoço, no jantar ou nas duas refeições. Por isso, consulte a programação com atenção antes de sair de casa.

Veja aqui a relação completa de participantes do Restaurant Week e seus respectivos cardápios

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4 – Couvert, bebida e serviço não fazem parte das ofertas, e costumam encarecer a conta. Dispensar um ou outro pode ser uma boa opção.

5 – Não costumam ser oferecidos na promoção pratos de primeira linha de cada restaurante. No Quadrucci, por exemplo, a cauda de lagosta continua custando 90 reais. O que sai por módicos 31,90 reais é a fraldinha desfiada com risoto de espinafre.

6 – Além disso, em alguns casos, por poucos reais a mais você pode comer um prato da casa que te atraia mais e que não é servido no Restaurant Week.

7 – Preste atenção também à entrada. Mix de folhas não é exatamente o que merece estar em um menu promocional, como acontece no Real Astoria. Trata-se de uma pedida comumente barata no cardápio tradicional.

8 – O mesmo vale em relação à sobremesa. Fruta do dia ou salada de frutas, opção do Café del Mar, por exemplo, podem não valer o investimento.

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9 – A maioria dos restaurantes não deixa claro a quantidade das porções. No Ambre Cuisine Bar, por exemplo, as brusquetas de carne seca com abóbora são uma das opções de entrada, mas é preciso consultar quantas unidades chegam à mesa.

10 – Por fim, lembre-se de que o estacionamento ou valet é cobrado em certos lugares. E custa caro.

Com esses cuidados, a experiência tem tudo para satisfazer o bolso e o apetite. Lembrando que o evento tem ainda um cunho social: os restaurantes participantes sugerem aos clientes uma contribuição de um real a cada refeição. No final, o valor arrecadado será destinado à colônia de férias do Grupo Eco, da comunidade Santa Marta.

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