Os premiados de VEJA RIO Comer & Beber 2022/2023
Em sua 26ª edição, o guia gastronômico traz diversas novidades na cena carioca aquecida de restaurantes, bares e comidinhas
No triunfal retorno ao formato presencial, a festa do prêmio VEJA Rio Comer & Beber 2022/2023, o Oscar da gastronomia carioca, reuniu 300 convidados em salão nobre do hotel Fairmont Rio, com mais de 4.500 vizualizações no YouTube, onde a cerimônia foi transmitida ao vivo na quinta (17).
Marcada pela emoção dos vencedores a animação da plateia, a premiação foi conduzida pela jornalista Fernanda Thedim, editora-chefe de VEJA RIO, com o auxílio luxuoso da atriz Júlia Rabello, que fez o público gargalhar diversas vezes com seu talento e descontração.
Na noite prestigiada pelos principais chefs, cozinheiros e donos de restaurante do Rio, foram anunciados os vencedores em 34 categorias, nas seções de comidinhas, bares e restaurantes, além de profissionais que se destacaram na cozinha e nos salões.
A festa começou com o anúncio dos vencedores entre as comidinhas (veja a lista completa abaixo), e a nova categoria empanada colocou no alto do pódio a La Panata, sucesso com lojinhas saborosas em vários pontos da cidade. A “tarteira” Thábata Tubino, que esbanjou alegria no palco, recebeu a placa de melhor torta para a Da Thábata, e seu irresistível cheesecake basco.
O barista do ano é Leonardo Gonçalves, do Café ao Leu, que estava na plateia cercado pelos representantes de outras gostosuras de Copacabana, unidos pelo bairro. E a equipe da The Slow Bakery festejou o prêmio de melhor croissant.
No setor aquecido dos bares, houve quem subisse ao palco da premiação como se estivesse comemorando um gol da seleção brasileira, caso da turma do Porco Amigo, que levou o troféu de melhor petiscos com suas bochechas lusitanas. Outras três novidades contaram com equipes animadas para receber as desejadas placas de campeão.
Primeiro, as meninas do bar de vinhos Belisco, capitaneadas pela chef Monique Gabiatti e a sommelière Gabriela Teixeira, seguidas pelo chef Bruno Katz e seus sócios do Chanchada, laureado como melhor boteco. A equipe do chef francês Jérôme Dardillac, vestida a caráter, direto da cozinha, comemorou a vitória do Tropik, no Posto 6, como o melhor quiosque da orla.
Dono do animadíssimo Bar do Omar, o agitador Omar Jr. foi bastante aplaudido ao erguer a placa de melhor roda de samba, antes de partir direto para o encontro musical, que ocorre às quintas-feiras. Bartender do ano, Frederico Viana, do Vian, comemorou o título no retorno da categoria à premiação.
Os restaurantes agraciados com o alto do pódio foram anunciados por último em 14 categorias, assim como as personalidades que refletem um rico cenário criativo e empreendedor. Em ano privilegiado para os frutos do mar, levou o título de chef revelação o cozinheiro Gerônimo Athuel, do Ocyá, que pesca e matura sua matéria-prima em trabalho inédito na cidade.
E na aguardada categoria bom e barato brilharam Victor Lima e Ana Paula Souza, o jovem casal a bordo do Trégua Cozinha, que vem mostrando que a cozinha de autor pode caber no bolso. Lucio Vieira, do restaurante Lilia e do bar Labuta, entre outros, foi eleito chef do ano, e Kátia Barbosa brilhou como personalidade gastronômica, levando ao palco o sorriso contagiante de quem está sempre abrindo portas de sabor e solidariedade.
O prêmio de melhor sommelier foi para Leonardo Silveira, que harmoniza com imensa categoria os menus do premiado chef Alberto Landgraf, no Oteque, e o Pescados na Brasa levou justamente para a Zona Norte o troféu de melhor restaurante brasileiro. À frente da empreitada que envolve música e culinária, o casal formado por Adriana Veloso e José Maria vibrou e contagiou o público.
A solenidade se encerrou ao som de Pretinho da Serrinha, craque do samba que se apresentou com seu grupo, e passaram pelo tapete vermelho nomes como a campeã mundial de judô, Rafaela Silva, e Mayara Lima, rainha de bateria da escola de samba Paraíso do Tuiuti, integrantes do time que fez a entrega dos prêmios.
Um noite de gala que serviu como aperitivo para a 26ª edição do guia gastronômico VEJA RIO Comer & Beber. Ele está nas bancas com 370 endereços de que valem a visita na cidade. Na lista a seguir estão os três indicados em cada categoria, com os campeões destacados.
RESTAURANTES
CHEF DO ANO
Lucio Vieira (Lilia, Lilia Café, Bar Labuta)
PERSONALIDADE GASTRONÔMICA
Kátia Barbosa (Aconchego Carioca, Kalango, Katita, Vendinha)
CHEF REVELAÇÃO
Gerônimo Athuel (Ocyá)
SOMMELIER DO ANO
Leonardo Silveira (Oteque)
ÁRABE
1 – Amir
2 – Basha
3 – Árabe da Gávea
BRASILEIRO
1 – Pescados na Brasa
2 – Yayá Comidaria
3 – Território Aprazível
CARNE
1 – Malta Beef Club
2 – Churrascaria Palace
3 – Esplanada Grill
COZINHA DE AUTOR
1 – Lasai
2 – Oteque
3 – Mesa do Lado
FRANCÊS
1 – Chez Claude
2 – L’Etoile
3 – Didier
ITALIANO
1 – Grado
2 – Casa Tua Cucina
3 – Babbo Osteria
JAPONÊS
1- Haru Sushi
2 – Mitsubá
3 – Naga
PEIXES E FRUTOS DO MAR
1- Satyricon
2 – Ocyá
3 – Escama
PIZZARIA
1 – Locale
2- Ella
3 – Ferro e Farinha
VEGETARIANO
1 – Medine
2- .Org Bistrô
3 – Teva
BOM E BARATO
1 – Trégua Cozinha
2 – Casa do Sardo
3 – Dim Sum Rio
DELIVERY
1 – Rancho Português
2 – Adegão Português
3 – Tasca do Filho d’Mãe
BARES
BARTENDER DO ANO
Frederico Viana (Vian)
BOM E BARATO
1 – Bar Madrid
2 – Bar do Momo
3 – Pavão Azul
BAR DE CERVEJA
1 – Rio Tap Beer House
2 – Hocus Pocus DNA
3 – Brewteco
BAR DE VINHOS
1 – Belisco
2 – Le Terroir
3 – Cave Nacional
BOTECO
1 – Chanchada
2 – Boteco Rainha
3 – Cachambeer
GASTROBAR
1 – Nosso
2 – Pope
3 – Marchezinho
QUIOSQUE
1 – Tropik
2 – De Lamare
3 – Clássico Beach Club
TRADICIONAL
1 – Adega Pérola
2 – Armazém São Thiago
3 – Velho Adonis
RODA DE SAMBA
1 – Bar do Omar
2 – Beco do Rato
3 – Armazém Cardosão
PETISCO DO ANO
1 – Bochechas Lusitanas (Porco Amigo)
2 – Croquete de Alheira (Henriqueta)
3 – Torresmo em barra (Bar do Bode Cheiroso)
COMIDINHAS
BARISTA DO ANO
Leonardo Gonçalves (Café ao Leu)
BOM E BARATO
1 – Nema
2 – Rotisseria Sírio Libaneza
3 – La Joelheria
BRUNCH
1 – Coltivi
2 – Empório Jardim
3 – Café 18 do Forte
CROISSANT
1 – The Slow Bakery
2 – João Padeiro & Co.
3 – Talho Capixaba
EMPANADA
1 – La Panata
2 – Arp Bar
3 – Las Empanadas
HAMBÚRGUER
1 – Encarnado Burger
2 – Bucaneiros
3 – B, de Burger
SORVETE
1 – Momo Gelato
2 – Vero Gelato
3 – Mil Frutas
TORTA
1 – Da Thábata
2 – Kurt
3 – Agatha Chocolates
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui