Novo epicentro gastronômico do Rio, Horto ganhará mais um restaurante

O Gonza, do chef argentino Gonzalo Vidal, é considerado pelos chefs a maior inauguração da gastronomia carioca nos últimos tempos

Por Pedro Landim
Atualizado em 10 abr 2025, 16h26 - Publicado em 9 abr 2025, 18h12
Gonza: casa vai funcionar no número 868 da Rua Pacheco Leão (./Divulgação)
Continua após publicidade

A imagem do projeto da fachada de um bonito restaurante que ocupará um casarão em rua tranquila no Horto causou um pequeno terremoto ao ser postada nas redes sociais, na terça (8), pelo chef argentino Gonzalo Vidal, radicado no Rio. Ele revelou o futuro visual de seu primeiro restaurante, o Gonza, previsto para junho. Pode-se dizer, agora ainda mais, a inauguração da década na gastronomia carioca. O próprio chef se espantou ao ver mais de 15 repostagens, cobertas de elogios e exclamações, da referida imagem nos Stories do Instagram, incluindo as feitas por nomes premiados como Elia Schramm (Babbo e Jurubeba) e Bruno Katz (Nosso e Chanchada), entre outros chefs importantes.

+ O que esperar do novo Mercadinho São José, com abertura prevista para julho

Depois de chamar a atenção do Brasil e da comunidade internacional pelo trabalho feito no 74 Restaurant, em Búzios, inserindo a casa na lista de “descobertas especiais” do 50 Best Discovery, e de se tornar disputado para consultorias em restaurantes cariocas, atuando com brilho como convidado em eventos e pontos de propostas distintas como o boteco Chanchada e o “fine dining” do estrelado Cipriani, do Copacabana Palace, Gonzalo será chef e dono pela primeira vez de um restaurante, em sociedade com Cello Camolese (Casa Camolese), de longa e sólida história na gastronomia da cidade.

A notícia animadora é que ele quer uma casa informal e cheia de vida como os “bodegones” de Buenos Aires, divertida como os eventos em que ele participa com chefs amigos, sempre em alto astral (e de fernet cola na mão), para cozinhar o que gosta de comer e preparar com a família desde a adolescência em Santa Fé, no centro-leste da Argentina.

WhatsApp Image 2025-04-09 at 15.41.27
Gonza: Gonzalo Vidal (à esq.) e Cello Camolese em dupla promissora (Jorge Bispo/Divulgação)
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O foco estará na charcutaria, praticada há muitos anos e conhecida no Rio desde os tempos da La Choriceria, marca criada em parceria com o chef e conterrâneo Gustavo Rinkevich (Rocka, de Búzios), que destacava-se em época passada na feira Junta Local. Quem já provou não esquece os salames, copa lombos, longanizas e pastramis como o de língua feitos por Gonzalo, e eles estarão no Gonza ao lado de outras delícias, pendurados em peças inteiras pelo salão.

A brasa será outra atração, e nela serão assadas as empandas famosas do chef, de massa em ponto de perfeição e recheios como mexilhão com ragu de linguiça, maionese de alho assado e coentro, para citar apenas uma preparada em evento recente. Gonzalo também promete milanesas fabulosos, inclusive a versão de filé mignon com mortadela e queijo que também já foi assunto na cidade.

A coquetelaria do Gonza, é importante dizer, vai destacar a produção própria de bebidas como gim e vermute. E na sobremesa vai pintar uma versão de Romeu e Julieta feita em jantar recente, batizada de “o gringo e a gata”, com musse de queijo, catupiry, gelato de goiaba e goiabada cremosa sob uma cúpula de suspiro.

“Ficamos um ano atrás do ponto certo até descobrir essa casa incrível, num lugar onde as pessoas podem relaxar na calçada sem buzina e farol na cara, e também teremos um bonito quintal. Vou cozinhar o que me faz feliz, as minhas raízes, o que eu mais gosto de comer“, diz Gonzalo, que já fez mais de um churrasco para amigos no interior da casa em obras.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Considerado um cozinheiro completo, incluindo habilidade notáveis de panificação e confeitaria, de domínio técnico raro mesclado à criatividade que tornam únicas as suas receitas, Gonzalo é reverenciado por “campeões de audiência” da cidade como o chef Elia Schramm, do sempre lotado Babbo Osteria.

“Costumo dizer que ele é um ‘Anthony Bourdain Michelin’, com seu estilo punk rock e uma comida que é só dele. Quando o Gonzalo veste o avental e cai para dentro, ele e a cozinha se transformam. É um cara que nasceu em restaurante, vibra e ama o que faz, além de ser uma pessoa empática e generosa, que divide conhecimento. O Gonza vai fazer história no Rio“, afirma Elia.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.