De listening bar a pizza de polvo, as novidades gastronômicas na cidade
Gastrobar que se transforma em pista de dança em casarão de Botafogo também abre as portas na semana
A semana chega com inaugurações de bares e restaurantes de personalidades marcantes como o Celeste, que já está no ar e nas ondas dos DJs e curadores musicais responsáveis por encher o ambiente de notas musicais bem escolhidas. O som acompanha a cozinha bolada por Lucio Vieira, chef do ano no VEJA RIO COMER E BEBER 2022, e os coquetéis de Frederico Vian, eleito o bartender do ano na mesma premiação.
+ Mondial de la Bière: novos rótulos e harmonizações para conferir no evento
O primeiro endereço carioca no conceito de listening bar, moda que surgiu no Japão e se espalha pelo mundo, ocupa um centenário casarão da Rua do Lavradio, número 11, que no centro da ambientação ostenta uma bela estante de madeira que pertenceu à primeira loja Lidador, nos anos 1920.
De dia haverá almoço de pegada italiana, e pratos como o pappardelle ao pomodoro, com guanciale e pecorino. À noite chegam entradas como a croqueta de rabada com aioli de embutido kulen e folhas frescas. Nas taças, Fred Vian tem drinques autorais como o Imperial, que leva vermute rosso com infusão de chá Lapsang Souchong, salmoura de azeitona, Angostura, gelo e azeitona preta no palito.
No segundo andar, em espaço concebido pelo DJ Nepal, sócio de Lucio na empreitada, um aparato sonoro foi montado pela empresa Core Sound System para noites temáticas e a recepção de DJs, pesquisadores e produtores musicais. De quinta a sábado, eles irão mostrar seus acervos e raridades, com a primeira semana definida: Nepal (11), David Tabalipa (12), e Meu Caro Vinho (14). Dia 13 haverá evento fechado.
+ O que provar no recém-aberto pub da cervejaria Three Monkeys, em Botafogo
Tem novidade pulsante também em Botafogo, onde o Alba Gastrobar inaugura sua área externa nesta terça (10), trazendo comida do chef Meguru Baba (Coltivi) e drinques do premiado Tai Barbin (Liz Cocktails & Co). Um casarão de 1905 é o palco da empreitada, no número 60 da Rua Martins Ferreira, e o menu traz inspiração italiana. Em breve, a faceta noturna do endereço estará disponível com pista de dança para depois de sabores como o polpetine ao pomodoro: almôndegas de carnes bovina e suína, mussarela, molho de tomate, parmesão e basílico. A lista de coquetéis traz pedidas como o Dante’s Hell, feito com tequila, espumante rosé e limão siciliano.
Sobre novidades nos cardápios, a Locale Pizza, em Copacabana (Rua Barata Ribeiro, 516), traz o mês de outubro um sabor sazonal que tem cara de sucesso imediato, feito em parceria com o Marchezinho, de Botafogo. O pizzaiolo Guilardo Rocha criou uma redonda de polvo, em base de molho de tomate, fior di latte, parmesão e tomatinhos confitados, com toque de alecrim fresco e finalizada com azeite temperado de salsa e alho. E tem promoção: todos os clientes que pedirem uma pizza de polvo na Locale vão levar de presente um vale-drinque para ser consumido no Marchezinho.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
No Leblon, a Tasca Miúda foi reformada e abre de visual e cardápio renovados, com a boa gastronomia portuguesa em clima informal. Destacam-se na nova fase o prime rib de porco à Sá Pessoa, grelhado com purê de batatas rústico, demi glace e vinagrete de laranja; e entradas como as ostras à Bulhão Pato, levemente salteadas com molho de vinho branco, manteiga, limão e ervas.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/
ANDROID: https://abr.ai/