Kátia Barbosa é a Personalidade Gastronômica do Comer & Beber
Inaugurando um bar com biblioteca comunitária e projetos sociais, a cozinheira comemora 20 anos de sua vitoriosa trajetória na restauração brasileira
Os olhos de Kátia Barbosa transbordam emoção quando a cozinheira se lembra dos bolinhos de vagem, da torta de batata com carne moída e outros carinhos que a mãe, hoje com 91 anos, preparava na infância vivida na casa de estuque com nove filhos, no subúrbio carioca de Ramos. Toda essa memória embala a abertura do Sofia (o nome da matriarca), restaurante de comida afetiva na Tijuca, diferente de tudo o que ela já fez, com estreia prevista para 2023.
Este ano, Kátia está celebrando duas décadas do Aconchego Carioca, que trouxe ao Rio um olhar inédito para a cozinha brasileira, capitaneado pelo bolinho de feijoada que conquistou balcões Brasil afora, e agora dá início a um saudável ciclo de renovação no universo da restauração carioca. Ao lado da filha Bianca, está prestes a inaugurar a Vendinha, bar tijucano com cadeiras de praia, biblioteca comunitária, espaço para microprodutores e funcionários capacitados pelo Transgarçonne, voltado para a qualificação de pessoas transgênero para o trabalho em restaurantes.
Dona ainda do Kalango, em Botafogo, e do Katita, com unidades no complexo Taste Lab, no NorteShopping, e no shopping Uptown, na Barra, a chef é uma das envolvidas, com outras como Bela Gil e Andressa Cabral, no projeto Juntas na Mesa, plataforma de transformação social lançada pela cerveja Stella Artois para dar protagonismo às mulheres na gastronomia.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Se o programa Mestre do Sabor, da Rede Globo, levou ao Brasil inteiro o sorriso de Kátia, ela diz não ver sentido na fama se não for para conquistar vitórias coletivas. “A missão é saber que aqui não existe cabelo ruim ou cabelo bom, carne de primeira ou de segunda. Existe aquilo que você cuida”, afirma. Isso é que é uma verdadeira personalidade gastronômica.