João Paulo Frankenfeld, da Casa 201, é eleito chef do ano pelo Comer & Beber
Chef de rigorosa formação francesa encanta fabricando os próprios ingredientes para receitas de criatividade e técnica elevadas
O currículo do carioca João Paulo Frankenfeld é daqueles de tirar o fôlego. Formado na prestigiada escola de Paul Bocuse em Lyon, considerada a capital da gastronomia francesa devido aos pilares que o mestre ali fincou, e cozinheiro de estrelados endereços de Paris à Borgonha, antes de ocupar o cargo de head chef da escola Le Cordon Bleu no Rio, ele agora exibe raro talento no comando da Casa 201, eleito o melhor restaurante francês nesta edição de VEJA RIO COMER & BEBER. São inéditas as feições do trabalho que executa nas cozinhas do segundo andar da casa do Jardim Botânico, ambiente de pesquisa e criação dos principais ingredientes de menus que mudam por completo a cada estação. Ex-jogador de basquete, João crava suas melhores jogadas na produção de pães, queijos como o azul e os de mofo branco, conservas fermentadas de vegetais, sorvetes, chocolate de cacau baiano e a preciosa charcutaria que vai do jamón de pato às rilletes suínas, com pitadas de inspiração franco-germânicas de sua família. “Gosto muito dessa cozinha laboratorial, que busca a autossuficiência”, explica o chef, sobre as joias que levam meses para atingir o ponto ideal antes dos jantares servidos em apenas um turno por noite. O esmero do chef promove um mergulho na cozinha que Bocuse cultuava e que vale cada garfada. Leia mais sobre o Casa 201 (pág. 105).
VEJA RIO Comer & Beber 2024/2025 tem patrocínio de Baden Baden, BTG, JBS, Nespresso, Prefeitura do Rio e Tramontina, apoio do Governo do Rio e parceria do Hotel Fairmont.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/
ANDROID: https://abr.ai/