Comer & Beber: Casa 201 leva o troféu de melhor restaurante francês do Rio
Menus que mudam por inteiro a cada estação atraem com uma fórmula entre o clássico e o contemporâneo unidos à perfeição
É do gastrônomo francês Brillat-Savarin (1755-1826), autor do clássico A Fisiologia do Gosto, a receita do oreiller de la belle aurore, preparada à perfeição com carnes de porco, frango e pato, cujo caldo vira gelatina com vinho do Porto. A joia da charcutaria consta entre as nove etapas do menu degustação (R$ 590,00) de João Paulo Frankenfeld, eleito o chef do ano em VEJA RIO COMER & BEBER 2024/2025. No ambiente intimista e elegante, o serviço é suave e atencioso, embalado pela trilha sonora entre Frank Sinatra e Ella Fitzgerald — tudo com vista para a cozinha aberta de ladrilhos verdes, onde se revela a feitura de pratos em que a abordagem impecável das técnicas francesas encontra ingredientes de primeira linha e toques de brasilidade. O menu de primavera é o sexto em menos de dois anos e oferece delícias como o cremeux de foie gras, frutas vermelhas fermentadas e vinagre balsâmico, além de um irrepreensível peito de pato em dry aged de 21 dias, com texturas de batata, aipim fermentado, alho negro e molho de vinho do Porto com acerola. De tastevin no pescoço, o sommelier Raphael Zanon harmoniza tudo (R$ 380,00) com ótimos rótulos brasileiros. A noite é de festa ao paladar no Jardim Botânico.
Rua Lopes Quintas, 201, Jardim Botânico, ☎ 96707-0201 (20 lugares). Reserva às 20h (fecha dom. e seg.). @201.casa. Aberto em 2023. $$$$
VEJA RIO Comer & Beber 2024/2025 tem patrocínio de Baden Baden, BTG, JBS, Nespresso, Prefeitura do Rio e Tramontina, apoio do Governo do Rio e parceria do Hotel Fairmont.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/
ANDROID: https://abr.ai/