Tá dominado! Baixada Fluminense conquista o pódio do Comida di Buteco 2023
Os cinco primeiros colocados do concurso que reuniu 132 bares vieram da região que coleciona títulos
Já tem gente sugerindo que o nome do concurso seja mudado para “Baixada di Buteco”. Assim como em todas as últimas seis edições, a Baixada Fluminense dominou o Comida di Buteco 2023. Só que dessa vez, como dizem, foi “barba, cabelo e bigode”: os cinco primeiros colocados vieram da região.
+ A boa para o friozinho: vinhos brilham em festivais no Rio e em Petrópolis
O campeão do ano foi o Boteco do Teixeira, de Duque de Caxias. O Boteco do Portuga, bicampeão (2018 e 2021), de Nova Iguaçu, ficou em segundo lugar. O restaurante Carpaccio, de São João de Meriti, terminou em terceiro. O quarto e o quinto colocado foram, respectivamente, o Quintal do Peter Espetaria, de Nova Iguaçu, e o Beer Soccer Club, de Caxias.
O Teixeira venceu com um petisco à base de bacalhau chamado Bomboteco: quatro “bombons” de bacalhau cremoso, enrolados no bacon e servidos molho da casa. Sandro Teixeira, o dono, fez discurso empolgado no palco do Rio Scenarium, na Lapa, na festa da premiação, na noite de terça (30). “É o primeiro bombom de buteco do mundo!”, vibrou.
O Comida di Buteco teve a participação recorde de 132 bares espalhados pela capital, além de Niterói e Baixada Fluminense.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Os vencedores
1º lugar — Boteco do Teixeira. O bar de Duque de Caxias arrematou o campeonato com o Bomboteco: quatro bombons crocantes com recheio de bacalhau cremoso, embalados no bacon e servidos com molho especial. Rua General Venâncio Flores 594, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias.
2º lugar — Buteco do Portuga. Em Nova Iguaçu, o petisco vice-campeão foi batizado de Nosso Presente é Você. Trata-se de uma tigelinha de creme de bacalhau, servido com batatas chips. Rua Coronel Francisco Soares, 1351, Nova Iguaçu.
3º lugar — Carpaccio. Servido em uma caravela, o petisco Vasco da Gama: O Heróico Português, que traz bacalhau desfiado, cebola, mostarda preta e purê de aipim, gratinados com requeijão e queijo parmesão e acompanhados de molho de ervas e especiarias, levou a medalha de bronze. Rua Joana Kalil 9, Jardim Meriti, São João de Meriti.
4º lugar — Quintal do Peter Espetaria. O Barriga da Sogra consiste em uma barriga de porco com tempero especial de família, acompanhada de suculenta porção de aipim na manteiga de garrafa e molho de ervas finas. Rua Áurea Fonseca de Jesus 204, Califórnia, Nova Iguaçu.
5º lugar — Beer Soccer Club. Também de Duque de Caxias, o quinto colocado trouxe a Cavadinha do Patrono: camarão cinza salteado com molho triplo burro intercalado com mouselline de batata baroa. Rua Passo da Pátria 228, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias.