VIK, vinhos chilenos de luxo chegam ao Brasil
Estive hoje na loja Bergut no centro do Rio para lançamento dos vinhos VIK

Estive hoje na loja Bergut no centro do Rio para lançamento dos vinhos VIK, importados com exclusividade pela Magnum (e no Rio à venda na Bergut). Vi o projeto VIK nascer em uma visita ao Chile há algumas anos quando com enólogo francês Patrick Valete provei a 1a safra (2009) ainda nas barricas, e já mostrava um grande vinho, o que agora está confirmado. Os 3 vinhos da linha são excelentes, todos com diferentes proporções de Cabernet Sauvignon, Carmenere, Cabernet Franc e Syrah, amadurecidos em barricas novas.
O Mara Calla 2012 (CS, Carm, CF e SY), tem notas basâmicas, de tostados, café, frutas negras, madeira nova, com taninos finos e está pronto e equilibrado (90 pontos).
O La Piu Belle 2011, que chama atenção pelo belo rótulo, também foi o que mais encantou na prova, aberto, frutado e elegante, com notas de cassis, ameixas, especiarias, chocolate, madeira bem integrada, paladar de bom corpo macio e com finesse, para beber agora ou mais uns 5 anos de guarda (93 pontos)
O VIK 2012 (top da linha) é o mais estruturado potente e ainda jovem. Complexo e ainda não totalmente aberto, tem taninos finos e presentes, bastante madeira, com substância e equilíbrio para se tornar espetacular em alguns anos (94 pontos).
O projeto VIK não é só vinhos, o hotel boutique da vinícola é de alto luxo, um espetáculo à parte, com diversas obras de arte contemporânea e quartos temáticos. Estive lá e o restaurante é também excelente