Imagem Blog

Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Os Campeões do Annual Wines of Chile Awards 2014

Por Marcelo Copello  Acaba de sair o resultado do 12º Annual Wines of Chile Awards (AWoCA). Um  juri formado por 12 especialistas, do qual tive a honra de fazer parte, provou às cegas cerca de 660 vinhos chilenos e escolheu os melhores em 14 categorias e, destre estes, apontou o campeão dos campeões. Os jurados […]

Por marcelo
Atualizado em 25 fev 2017, 18h26 - Publicado em 4 dez 2014, 20h24
 (/)
Continua após publicidade
Por Marcelo Copello

 Acaba de sair o resultado do 12º Annual Wines of Chile Awards (AWoCA). Um  juri formado por 12 especialistas, do qual tive a honra de fazer parte, provou às cegas cerca de 660 vinhos chilenos e escolheu os melhores em 14 categorias e, destre estes, apontou o campeão dos campeões. Os jurados foram: Carlos Cabral (grupo Pão de Açúcar), Mário Telles (ABS-SP), José Luiz Pagliari (SBAV-SP), Diego Arrebola (eleito melhor sommelier do Brasil), Manoel Beato (Fasano), Gabriela Monteleone (D.O.M.), Daniela Bravin (Bravin), Tiago Locatelli (Varanda Grill), Gabriela Bigarelli (Maní), Jorge Lucki (Valor Econômico), Didú Russo (Blog do Didú) e eu, Marcelo Copello, representando o Grupo Baco. A organização, impecável, coube à Wines of Chile e à produtora Serrana Verge, com o apoio local da CH2A de Alessandra Casolato e a consultoria técnica do sommelier chileno Hector Riquelme.

 É importante ressaltar que este é o mais importante concurso da indústria de vinhos chilena e que pela primeira vez aconteceu fora daquele país, no hotel Renaissance em São Paulo. O critério para a escolha foi, na fase eliminatória, a média das notas dos jurados. Na segunda fase, a da escolha dos campeões, valeu não a nota, mas a votação e consenso entre os jurados. No geral, excluindo a categoria dos tintos Premium, que naturalmente se destacam, a categoria mais consistente, de melhor qualidade média, foi a dos Syrah, de onde saiu o campeão de todo o concurso. Como categoria de desempenho mais aquém do esperado ficaram os Cabernet Sauvignon. E como melhor surpresa destaco os rosados, com alguns vinhos encantadores, que prometem renovar esta categoria no Chile. Como observação final posso dizer que raros foram os vinhos com notas herbáceas, de pirazinas, que historicamente marcaram os vinho chilenos e que hoje paracem ser coisa do passado.

 Veja abaixo os campeões em cada categoria e meus comentários e notas sobre cada vinho.

 Categorias:

 Espumantes

Campeão: Brut Nature, Viña Morandé

Continua após a publicidade

De cor dourada, com perlage fina mas de pouca abundâncoa. Evoluído e complexo nos aromas, com notas de cogumelos, terra, coco, frutas maduras e leveduras. Paladar seco e estruturado, com acidez alta, cremoso.

Minha nota: 85 pontos

1 - Brut Nature

 Sauvignon Blanc

Campeão: Specialties Sauvignon Blanc Ocean Side 2014, Santa Carolina

Continua após a publicidade

De cor muito clara, branco papel esverdeado. Aroma rico e complexo, com notas mineral e vegetais. Paladar de ótima acidez, crocante, textura macia, muito equilibrado e muito elegante.

Minha nota: 90 pontos

2 - SC Specialties SB

 Outros brancos

Campeão: Single Vineyard Neblina Riesling 2011, Leyda

Continua após a publicidade

Na prova cega delatou-se de imediato como um Riesling, com ótima tipicidade da casta, com notas de querosene e maçã verde. Paladar com acidez mordendo a língua e uma agradável nota de amargor no fim de boca. Excelente e cheio de personalidade. Foi minha escolha e venceu com larga margem.

Minha nota: 92 pontos

3

 Chardonnay

Campeão: Gran Reserva Chardinnay, Tarapacá

Continua após a publicidade

Dourado claro. Aroma discreto e elegante, com madeira aparecendo bem, com baunilha e frutas madurtas. Paladar macio, com aciidez correta. Bom conjunto, com tipicidade e bem proporcionado. Por acaso não foi minha escolha, mas gostei muito deste vinho.

Minha nota: 88 pontos

4- Reserva CH

 Branco Premium

Campeão: Amelia 2013, Concha y Toro

Continua após a publicidade

Amarelo palha com reflexos esverdeados. Aroma onde a medeira ocupa papel importante, dando finos tostados e complexidade, com notas de frutas maduras bem delineadas. Paladar de bom corpo, com acidez-maciez muito bem balenceadas. Elegante e equilibrado, com finesse. Excelente, foi minha escolha.

Minha nota: 90 pontos

5 - Amelia - Concha y Toro

 Rosés

Campeão: Gallardia del Itata Cinsault 2014, De Martino

Este foi um dos vinhos que mais chamou a atenção em todo o concurso e por pouco não foi eleito o melhor de todo o concurso. Cor de pétala de rosa, linda e bem clarinha. Aroma elegante e delicado, floral e frutado. Paladar muito leve, fresco e macio, remete claramente aos rosados da Provence. Muito bem elaborado. Foi minha escolha e venceu com larga margem.

Minha nota: 91 pontos

6

 Pinot Noir

Campeão: Pinot Noir Reserva 2013, Falernia

Este Pinot chamou logo a atenção de todos deste a fase eliminatória, por seu estilo clássico e elegante. Cor rubi-granada clara, com aroma itenso, com notas de madeira de boa qualidade, com finos tostados, musgo, cogumelos, especiarias, frutas maduras, couro. Paladar de médio corpo, com taninos finos e macio, boa acidez, bastante fino. Foi minha escolha e venceu com larga margem.

Minha nota: 92 pontos

7 - Reserva Pinot Noir 2013 p

Outros Tintos

Campeão: Tama Vineyard Slection Carignan 2013, Viña Anakena

Muito escuro, violáceo, com nariz concentrado e muito rico, com notas de especiarias, madeira, e que, embora lembrem geléias e frutas maduras, não trazem o lado negativo de sobrematuração. Paladar volumoso, com taninos sérios e muito jovens, em um estilo que nos remete a um Porto VIntage jovem. Belo vinho, merece alguns anos de guarda. Foi meu voto como melhor de todo o show, por parecer um Carginan, casta que na minha opinião merece ser destacada no atual panorama chileno.

Minha nota: 92 pontos

8 - anakena

Syrah

Campeão: Syrah Gran Reserva 2012,Viña Casas del Bosque

Este vinho chamou à atenção desde a primeira aspirada, com perfil que lembrou muito os vinhos do norte do Rhône, de cor escura, com aroma expressivo e complexo, com muitas notas vegetais, de musgo, terra, tabaco, madeira, frutas maduras, passas.Paladar de bom corpo, com taninos doces e finos, em um conjunto equilibrado e elegante. Foi minha escolha e venceu com larga margem.

Minha nota: 92 pontos

9 - SYRAH_GR sin año

Carmenère

Campeão: Carmenère Reserva Pedriscal Vineyard 2013, Falernia

Esta foi uma categoria de qualidade bastante irregular, com fracos misturados aos bons, em diversos estilos. Não foi fácil a escolha pois vários se destacaram e a votação foi bastante dispersa. O campeão mostrou cor rubi escuro violácea. Aroma intenso com notas de madeira bem presente, frutas negras maduras, cassis, musgo e uma nota de resinas e notas medicinais. que alguns jurados descreveram como “esparadrapo”. Paladar encorpado, com taninos doces e acidez moderada.

Minha nota: 89 pontos

10 - Reserva Carmenere 2013 1

Cabernet Sauvignon

Campeão: Gran Terroir de los Andes – Los Lingues Cabernet Sauvignon 2012, Casa Silva

Esta foi a categoria mais polêmica, com qualidade irregular e votação bastante dispersa entre os jurados. O campeão mostrou cor rubi violácea, aromas com ótima tipicidade da casta, com notas de fruta madura, notas vegetais, musgo, paladar de corpo médio-bom, com taninos finos e doces, acidez equilibrada, bom conjunto.

Minha nota: 87 pontos

11 - Casa silva 2

Blends tintos

Campeão: 5 Cepas 2013, Casa Silva

Uma categoria bastante disputada com muito vinhos de alta qualidade e em condições de levar o título. O campeão tinha cor rubi violácea, com perfil fresco e frutado, paladar de bom corpo, com taninos doces e nervosos e ainda bastante presentes, acidez muito boa, deve melhorar ainda bastante em garrafa.

Minha nota: 89 pontos

12 - Casa silva 1

Tintos Premium

Campeão: Armida Carmenère 2009, De Martino

Nesta categoria quase todos os finalistas eram Cabernet Sauvignon (vários de qualidade excepcional), a exceção de um Pinot Noir e um Carmenère. Talvez por isso estes dois tenham se destacado e ao final saiu vencedor o Carmenère. De cor muito esscura, granada-violácea. Aroma intenso e complexo, com bastante madeira, notas animais e  de frutas muito maduras. Paladar encorpado, com taninos doces, acidez moderada. Não foi minha escolha, optei por um Cabernet Sauvignon.

Minha nota: 90 pontos

13 - Armida 2009

Doces

Campeão: Late Harvest Torontel 2009, Erasmo

De cor dourada intensa. Aroma potente, com notas de geléia de laranja, frutas cristalizadas, com notas de evolução, iodo, mel. Paladar doce, com acidez baixa e nota de amargor no fim de boca. Nos pareceu um Riesling e no conjunto lembrou um vinho licoroso ou fortificado, como um Madeira Verdelho.

Minha nota: 90 pontos

14 - Erasmo Torontel

BEST IN SHOW

Campeão dos Campeões: Syrah Gran Reserva 2012,Viña Casas del Bosque.

9 - SYRAH_GR sin año

Marcelo Copello (mcopello@bacomutimidia.com.br)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.