A estátua do vinho fica no Rio de Janeiro
Por Marcelo Copello Quem no Rio de Janeiro já passou pelo Shopping Rio Sul, deve ter reparado que existe uma estátua logo à entrada do túnel em direção à Copacabana. Pois esta estátua tem a ver com vinho. Esta é a Fonte Adriano Ramos Pinto, que tem mais de 100 anos de história. Adriano Ramos […]
Quem no Rio de Janeiro já passou pelo Shopping Rio Sul, deve ter reparado que existe uma estátua logo à entrada do túnel em direção à Copacabana.
Pois esta estátua tem a ver com vinho. Esta é a Fonte Adriano Ramos Pinto, que tem mais de 100 anos de história. Adriano Ramos Pinto é um produtor muito famoso de Vinho do Porto, conhecido por suas belas publicidades artísticas. Fundada em 1880, a empresa chegou a exportar cerca de 500 mil garrafas de Vinho Porto ao Brasil em 1904, sendo que cerca de 70% deste volume destinava-se a então capital, o Rio de Janeiro. O sucesso da marca foi tanto que a empresa resolveu oferecer uma lembrança ao país irmão, uma fonte monumental, de mármore italiano, inaugurada no Rio em 1906, originalmente no bairro da Glória, e que hoje está na entrada do Túnel Novo, ao lado do Shopping Rio Sul.
“Porque ofereço um monumento de arte ao Brasil?… Por um simples ato de agradecimento. Os meus vinhos têm naqueles mercados uma aceitação extraordinária e devo reconhecer que isso é mais a obra de simpatia do publico, cujas qualidades de coração admiro, do que dos esforços de minha propaganda. Daí querer eu corresponder a essa gentileza com um sinal bem público perdurável da minha gratidão, afirmando ao mesmo tempo o meu amor pelo Brasil” Do livro “A Fonte Adriano Ramos Pinto” de Ana Filipa Correia, página 35.
Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)