Imagem Blog

Vinoteca

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

10 motivos que nos levam a comprar um vinho

Do preço à embalagem, quais os fatores decisivos para comprarmos um vinho

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 dez 2024, 05h00
Comprando vinhos
 (shutterstock/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma série de fatores, conscientes e inconscientes, objetivos e subjetivos, influenciam na hora que decidimos comprar um determinado vinho.

 

Enumerei dez destes fatores mais importantes:

 

1-PREÇO: talvez o principal fator – quanto estou disposto a gastar naquele momento. Quando muito baixo, o preço coloca o vinho na categoria de commodity, ou genérico. Quando alto, o preço pode colocar o vinho como “objeto de desejo”. As vezes não é o preço que vende, mas sim o desconto.

 

2-EMBALAGEM: o design do rótulo e da garrafa influenciam enormemente em vinho mais baratos. Quanto mais você conhece sobre vinhos, menos a aparência influenciará.

 

3-GOSTO PESSOAL: o gosto pessoal de quem vai beber o vinho e também a memória afetiva influi, pois pode-se ter uma história pessoal com um determinado vinho.

 

4-ORIGEM: para quem conhece um pouco mais, uma boa origem, um bom produtor, as uvas, o terroir, o método de elaboração, certificações, ajudam na decisão de compra.

Continua após a publicidade

 

5-SOCIAL: o que os outros vão pensar deste vinho – em especial se for presente ou para levar para um evento com amigos. Neste aspecto saem vencendo as grandes marcas, mais famosas e aceitas.

 

6-MARCA: a reputação de uma marca, tornando o vinho uma compra segura, socialmente aceita ou objeto do desejo.

 

7-RECOMENDAÇÃO: uma opinião de confiança, seja de um especialista ou de um amigo.

 

8-PRÊMIOS: medalhas, concursos, os reconhecimentos positivos podem aumentar a atratividade de um vinho.

Continua após a publicidade

 

9-MODA: estilos de vinho que podem estar em voga, como vinhos em ânforas, por exemplo. O Beaujolais Nouveau já foi uma febre.

 

10-NARRATIVA: “vinho se vende com história”. Uma história, real ou fictícia, pode ser um diferencial, ajuda a chamar à atenção ou criar conexão com o consumidor.

 

MARKETING: este 11º fator está embutido em vários itens enumerados acima, pois além de promoções e publicidade direta, o marketing está na embalagem, na construção da marca, nos prêmios, na experimentação no ponto de venda etc.

 

Os fatores enumerados acima podem se confundir e se misturar, e certamente influenciam de forma e intensidade diferente os diversos perfil de consumidores de vinho.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.