10 motivos que nos levam a comprar um vinho
Do preço à embalagem, quais os fatores decisivos para comprarmos um vinho

Uma série de fatores, conscientes e inconscientes, objetivos e subjetivos, influenciam na hora que decidimos comprar um determinado vinho.
Enumerei dez destes fatores mais importantes:
1-PREÇO: talvez o principal fator – quanto estou disposto a gastar naquele momento. Quando muito baixo, o preço coloca o vinho na categoria de commodity, ou genérico. Quando alto, o preço pode colocar o vinho como “objeto de desejo”. As vezes não é o preço que vende, mas sim o desconto.
2-EMBALAGEM: o design do rótulo e da garrafa influenciam enormemente em vinho mais baratos. Quanto mais você conhece sobre vinhos, menos a aparência influenciará.
3-GOSTO PESSOAL: o gosto pessoal de quem vai beber o vinho e também a memória afetiva influi, pois pode-se ter uma história pessoal com um determinado vinho.
4-ORIGEM: para quem conhece um pouco mais, uma boa origem, um bom produtor, as uvas, o terroir, o método de elaboração, certificações, ajudam na decisão de compra.
5-SOCIAL: o que os outros vão pensar deste vinho – em especial se for presente ou para levar para um evento com amigos. Neste aspecto saem vencendo as grandes marcas, mais famosas e aceitas.
6-MARCA: a reputação de uma marca, tornando o vinho uma compra segura, socialmente aceita ou objeto do desejo.
7-RECOMENDAÇÃO: uma opinião de confiança, seja de um especialista ou de um amigo.
8-PRÊMIOS: medalhas, concursos, os reconhecimentos positivos podem aumentar a atratividade de um vinho.
9-MODA: estilos de vinho que podem estar em voga, como vinhos em ânforas, por exemplo. O Beaujolais Nouveau já foi uma febre.
10-NARRATIVA: “vinho se vende com história”. Uma história, real ou fictícia, pode ser um diferencial, ajuda a chamar à atenção ou criar conexão com o consumidor.
MARKETING: este 11º fator está embutido em vários itens enumerados acima, pois além de promoções e publicidade direta, o marketing está na embalagem, na construção da marca, nos prêmios, na experimentação no ponto de venda etc.
Os fatores enumerados acima podem se confundir e se misturar, e certamente influenciam de forma e intensidade diferente os diversos perfil de consumidores de vinho.