Crítica: Cine_Monstro
✪✪✪✪✪ CINE_MONSTRO, de Daniel MacIvor. Nas duas vezes em que Enrique Diaz se aventurou por textos do canadense Daniel MacIvor, ambas como diretor, nasceram montagens elogiadas por público e crítica: In on It (2009) e A Primeira Vista (2012). Assim, havia uma expectativa naturalmente alta em torno deste monólogo do mesmo autor, que Diaz dirige e […]
✪✪✪✪✪ CINE_MONSTRO, de Daniel MacIvor. Nas duas vezes em que Enrique Diaz se aventurou por textos do canadense Daniel MacIvor, ambas como diretor, nasceram montagens elogiadas por público e crítica: In on It (2009) e A Primeira Vista (2012). Assim, havia uma expectativa naturalmente alta em torno deste monólogo do mesmo autor, que Diaz dirige e estrela. Trata-se de um espetáculo de primeiríssima linha. A história tem como pano de fundo um crime bárbaro cometido por um filho contra o próprio pai. Fora isso, convém não falar muito mais sobre a trama, que combina provocação, suspense, drama e humor (muitas vezes negro, é bom que se avise). Sutilmente, cena a cena, o texto de MacIvor vai destilando pistas que parecem montar um quebra-cabeça — cuja última peça, fundamental para a compreensão do todo, só é encaixada, literalmente, na última fala. Vídeos de Batman Zavareze e Nathalie Melot ajudam a contar essa perturbadora história e, ao mesmo tempo, embelezam a cena. Com pleno domínio de todas as nuances dos mais de dez personagens interpretados ao longo da montagem, Diaz está irretocável.