Imagem Blog

Teatro de Revista

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Espetáculos, personagens, bastidores e tudo mais sobre o que acontece na cena teatral carioca, pelo olhar do crítico da Veja Rio
Continua após publicidade

Conselho de Classe, Quem Tem Medo de Virginia Woolf? e A Porta da Frente são as únicas peças indicadas ao Shell em cartaz na cidade

Das 22 peças contempladas com indicações em diversas categorias no Prêmio Shell deste ano pelo Rio, apenas três estão em cartaz na cidade. Mas que peças. Conselho de Classe (foto acima), um dos espetáculos mais aplaudidos da temporada passada, aparece com indicações pelo texto de Jô Bilac, direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro e cenário de Aurora […]

Por rafaelteixeira
Atualizado em 25 fev 2017, 18h46 - Publicado em 7 mar 2014, 22h13

Das 22 peças contempladas com indicações em diversas categorias no Prêmio Shell deste ano pelo Rio, apenas três estão em cartaz na cidade. Mas que peças.

Conselho de Classe (foto acima), um dos espetáculos mais aplaudidos da temporada passada, aparece com indicações pelo texto de Jô Bilac, direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro e cenário de Aurora dos Campos (todos laureados no Prêmio Cesgranrio, entregue em janeiro, diga-se). A comédia dramática reestreia hoje (7) no Espaço Sérgio Porto, onde fica até o dia 30. Na história, quatro professoras de uma escola pública do Centro do Rio estão reunidas para debater temas ligados ao colégio, ocasião em que também vão conhecer João Rodrigo (Paulo Verlings), jovem substituto da diretora , afastada depois de ter sido agredida por um estudante. Curiosamente, os papéis femininos das mestras são todos interpretados por homens (Marcelo Olinto, Thierry Trémouroux, Cesar Augusto e Leonardo Netto, todos excelentes).

Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (acima), clássico de Albee em montagem de Victor Garcia Peralta, é o outro remanescente, indicado duas vezes: Daniel Dantas e Zezé Polessa concorrem por suas atuações. Eles encarnam, respectivamente, Jorge e Marta —— ele, professor universitário, e ela, filha do reitor. Casados há mais de vinte anos, eles vivem uma relação eternamente conflituosa: a esposa parece sentir prazer em humilhar o marido, enquanto suas reações geralmente apáticas são pontuadas por tiradas mordazes e um ou outro acesso de fúria. Quando eles recebem a visita de um jovem casal, o ambicioso professor Nick (Erom Cordeiro) e a avoada Mel (Ana Kutner), alguns segredos virão à tona. A peça está em cartaz no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, e lá fica também até o dia 30.

Continua após a publicidade

Por fim, no circuito de dia de semana, às terças e quartas, está A Porta da Frente (acima), que tem a autora Julia Spadaccini como indicada. O drama é a quarta produção da Cia. Casa de Jorge, da qual Julia é uma das fundadoras, ao lado do ator Jorge Caetano. Ele mesmo vive o protagonista, Sasha, homem declaradamente heterossexual, mas que gosta de se vestir com roupas de mulher — um crossdresser, em suma. Ao se mudar para um novo apartamento, ele vira de cabeça para baixo a rotina da já complicada família que mora em frente. O pai, vivido de forma impecável por Rogério Freitas, é um corretor de imóveis medíocre cuja alma é tocada por Sasha. Mas a mãe, interpretada por Malu Valle, tem dificuldades para se acostumar com a presença do novo vizinho. A peça segue na Casa de Cultura Laura Alvim até o dia 26.

Vale lembrar que a entrega do Prêmio Shell será na terça (11).

Confira as críticas publicadas sobre Conselho de Classe aqui, sobre Quem Tem Medo de Virginia Woolf? aqui e sobre A Porta da Frente aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.