Baile do Almeidinha, o fenômeno
Nesta quinta (9) tem Baile do Almeidinha, portões abertos a partir das 20h30. Até aí morreu o Neves, vizinho do Almeida na terra da gaiatice. Muita gente sabe do belo programa no Circo Voador porque a gafieira moderna inventada pelo bandolinista Hamilton de Holanda é um baita sucesso. Começou lá mesmo, no dia 31 de agosto de […]
Nesta quinta (9) tem Baile do Almeidinha, portões abertos a partir das 20h30. Até aí morreu o Neves, vizinho do Almeida na terra da gaiatice. Muita gente sabe do belo programa no Circo Voador porque a gafieira moderna inventada pelo bandolinista Hamilton de Holanda é um baita sucesso. Começou lá mesmo, no dia 31 de agosto de 2012, com o nobre intento de seguir a tradição de bailes na lona comandados pelo maestro Severino Araújo, à frente da Orquestra Tabajara, e por Paulo Moura. Nesta edição, Hamilton e banda recebem Hermeto Pascoal, que completa 80 anos no próximo dia 22 e também gosta de festa: suas apresentações na Lapa costumam terminar em cortejo pela rua. Confira abaixo a farra em vídeo e um punhado de curiosidades sobre o Baile do Almeidinha (ou razões para dar um pulo lá). Ah, os ingressos custam R$ 30,00 (até 21h) e R$ 60,00 (depois das 21h).
O vídeo: Silvia Pérez Cruz, cantora espanhola, esteve aqui em abril, arrebentou e volta a se apresentar com Hamilton e seus comparsas em Portugal, em julho
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=EDh0QWmK9ro?feature=oembed&w=500&h=281%5D
AS CURIOSIDADES (uma cortesia de Vivi Drumond):
. Vitorioso, o Baile vai partir para o estrangeiro. Tem datas marcadas no dia 10 de julho, no tradicional Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, e no dia 16, na escala do festival MIMO em Amarante, Portugal.
. O Baile já ocupou o Circo Voador 51 vezes, com média de público de 1000 pessoas por noite. Ainda no Rio, também aconteceu uma vez no Teatro Bradesco, duas vezes no Arpoador e uma no Imperator.
. Alhures, o festejo teve 11 edições, em Brasília (4), Friburgo (1), Teresópolis (1), Porto Alegre (1), Caraíva (2) e São Paulo (2).
. Lançado em 2015, o álbum Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha tem catorze faixas, todas composições de Hamilton e de integrantes da banda, testadas e aprovadas ao vivo.
. Como rege o estatuto da gafieira, os horários costumam ser respeitados. A música na Lapa começa a ser ouvida às 22h15 e se desenvolve ao longo de dois sets de 1h15 de duração.
. O repertório passeia por clássicos (Pixinguinha, Paulinho da Viola, Cartola, Tom Jobim…) e novidades aos cuidados de Hamilton, da banda Magnífica e de seus convidados.
. A banda hoje reúne Guto Wirtti (contrabaixo), Rafael dos Anjos (violão de sete cordas), Xande Figueiredo (bateria), Thiago da Serrinha (percussão), Eduardo Neves (sopros), Marcelo Caldi (sanfona) e Aquiles Moraes (trompete).
. A lista de convidados é imensa. Inclui Diogo Nogueira, Yamandu Costa, Carlos Malta, João Bosco, Marcos Suzano, Mariene de Castro, Sombrinha, Silvério Pontes, Zé da Velha, Bebê Kramer, Rogê, Pretinho da Serrinha, Maria Gadú, Rogério Caetano, Julia Vargas, Beth Carvalho, Dirceu Leite, Zélia Duncan, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Moacyr Luz, Mariana Aydar, Duani, Pedro Luís, Roberta Sá, BNegão, Pedro Miranda…