RJ-450 Na contagem regressiva para os 450 anos do Rio de Janeiro Por Blog Bares, histórias e encantos do Rio de Janeiro
Continua após publicidade

Lieutenants of the Devil e o carnaval de cem anos atrás

No capítulo de “The Beautiful Rio de Janeiro” dedicado à sociedade carioca, nas últimas páginas do primeiro guia em inglês sobre a cidade maravilhosa, o autor Alured Gray Bell relata sua experiência carnavalesca no tempo que cá esteve. Estima em 200 mil pessoas o público que comparece, “de forma mais ou menos ordeira”, à Avenida […]

Por rafaelsentose
Atualizado em 25 fev 2017, 18h46 - Publicado em 5 mar 2014, 15h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No capítulo de “The Beautiful Rio de Janeiro” dedicado à sociedade carioca, nas últimas páginas do primeiro guia em inglês sobre a cidade maravilhosa, o autor Alured Gray Bell relata sua experiência carnavalesca no tempo que cá esteve. Estima em 200 mil pessoas o público que comparece, “de forma mais ou menos ordeira”, à Avenida Rio Branco nos quatro dias de folia. Cita o tradicional clube carnavalesco Tenentes do Diabo, com seu nome devidamente traduzido para o idioma de Shakespeare: Lieutenants of the Devil.

    Publicidade

    “Esses quatro dias incríveis de interrupção são pura diversão e, num primeiro momento, podem incomodar os negociantes ingleses e americanos. Mas tudo corre tão bem, e a diversão é tão genuína, que, mesmo sem se dar conta e independentemente da vontade, qualquer um se pega brincando o carnaval. (…) A frugalidade da multidão é surpreendente, assim como o esguichar do lança-perfume durante o desfile de belos e iluminados carros, organizado por clubes como o Lieutenants of the Devil e outros, que proporciona espetáculos que valem à pena serem vistos”.

    Publicidade

    Abaixo, as fotos de “The Beautiful Rio de Janeiro” mostram um flagrante noturno do desfile de automóveis do carnaval carioca nos primeiros anos da década de 1910, a Avenida Rio Branco que chegava a receber 200 mil pessoas ao longo dos quatro dias e senhoras elegantes “fazendo a avenida”, como se falava na gíria, também conhecido como o “footing elegante”.

    carnaval-1914-avenida-rio-

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.