Carnaval 2023: foi dada a largada para o melhor período do ano
Abertura não oficial do Carnaval ocupa ruas no domingo, Universo Spanta dedica dia aos blocos e eventos pela cidade indicam que esse será o maior Carnaval
Era de se esperar. Virou o ano e o assunto é Carnaval. Depois de dois anos sem blocos nas ruas por causa da pandemia da Covid-19, 2023 começa com uma espécie de catarse para quem gosta de Carnaval e que tanto esperava por esse momento. Janeiro vai ser uma espécie de rave de blocos de rua, começando agora no domingo (8), quando acontecem vários desfiles pela cidade, além de eventos carnavalescos. É festa democrática, tanto em estilos, quanto em formatos e linguagens, para todos os gostos.
No domingo (8), pela manhã e à tarde, a ‘Abertura Não Oficial do Carnaval’ toma conta do Centro com mais de 30 blocos desfilando a partir de 9 da manhã, em diferentes pontos. A folia começa na Pedra do Sal, com Bloco do Zeca, e no Aterro do Flamengo, com Mistério há de pintar, ali no MAM. Daí em diante, tem bloco desfilando na Praça XV, de onde sai o Boi Tolo às 16h, tem bloco no Arco do Teles, Buraco do Lume, Marechal Âncora, Lapa, Pira Olímpica, Sacadura Cabral, Cinelândia e Rua do Mercado (veja agenda). A Abertura Não Oficial do Carnaval começou em 2009, com um grupo de blocos que eram críticos às regulamentações implementadas pela Prefeitura do Rio diante do super crescimento no número de foliões. Por não concordarem com as regras estabelecidas, passaram a ser chamados de “não oficiais”. Esse grupo foi aumentando ano a ano e fortalecendo um novo modelo de Carnaval.
Em outro lado da cidade e para quem gosta de menos informalidade, com a deslumbrante vista da Baia de Guanabara e do Pão de Açúcar, o Universo Spanta, dedica, pela primeira vez, um dia exclusivamente aos blocos de rua, com a apresentação de fanfarras, blocos tradicionais e blocos temáticos. Vai ter Virtual, Sinfônica Ambulante, Charanga Talismã, Multibloco, Mulheres de Chico, Toca Raulll, Sargento Pimenta, Bola Preta e a bateria do Spanta, anfitriã da festa. Um bailão de Carnaval com toda a diversidade que o Carnaval de rua tem, valorizando os diferentes ritmos e linguagens.
Janeiro segue com uma programação intensa, já prenunciando o que virá pela frente por ocasião do Carnaval, que promete ser o maior de todos os tempos. Com o projeto Esquentando os Tamborins, os blocos da Sebastiana fazem ensaios na sede do tradicional Cordão da Bola Preta. Que Merda É Essa, Bloco 442 e Carmelitas abrem o ciclo de ensaios na terça, 24. No dia seguinte (25), é a vez de Tá Pirando, Pirado, Pirou!, Superbacana e Bloco do Barbas. O o encerramento (26) fica por conta de Fogo&Paixão, Imprensa Que Eu Gamo e Simpatia É Quase Amor. Pela primeira vez, a Sebastiana recebeu novos blocos, com a entrada do Monobloco, Fogo&Paixão, Superbacana, 442 e Tá Pirando, e é responsável por um público de mais 1 milhão de foliões.
Verão Gamboa é outro projeto que vem com tudo. Em dois fins de semana (14 e 21), o Gamboa 345 recebe Agytoê, Ibrejinha, Gliterada, 442, além de rodas de samba que fazem sucesso na cidade como Sambotica, Samba que elas querem e Cozinha Arrumada.
E está apenas começando! O Carnaval de 2023 promete ser o mais animado de todos. Prepara a fantasia, o glitter e vem pra essa rua.
Rita Fernandes é jornalista, escritora, pesquisadora de cultura e carnaval e presidente da Sebastiana.