Arte por toda a cidade na 15ª edição da ArtRio
Feira vem com mais de 70 galerias, restaurantes badalados e terraço com DJs, além da primeira Semana de Arte e Cultura do Rio.

Um mergulho na arte – moderna, contemporânea, popular – em toda a cidade do Rio de Janeiro na 15ª edição da ArtRio, com uma grande agenda de ações, sempre atuando para disseminar a arte brasileira e seus artistas no cenário internacional. A feira de arte, que esse ano será realizada de 10 a 14 de setembro, na Marina da Glória, vem acompanhada de uma novidade: a primeira edição da Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro.
A Semana de Arte, realização conjunta da ArtRio e da Prefeitura, terá agenda de artes visuais, cinema, dança, teatro, arquitetura, design e expressões artísticas, acessível a todos, em equipamentos que já fazem parte da cidade, como museus, galerias e outros. Será como um museu a céu aberto, unindo bairros e regiões, passando por seis rotas: Santa Teresa, Flamengo e Centro, Gávea, Gamboa, Penha e Maré. Todas as ações previstas na Semana de Arte serão gratuitas.
A principal motivação é a divulgação de eventos ligados à cultura, no clima da feira, incentivando a população a visitar novos espaços e bairros, promovendo a formação e intercâmbio de público por diversos equipamentos culturais. E ainda, incentivando ações em todas as regiões, impulsionando a economia e o turismo.
Confirmadas 24 galerias, além de centros culturais e museus como o MAM Rio, Museu de Arte do Rio, Paço Imperial, Museu do Amanhã, Museu Histórico da Cidade, Museu Bispo do Rosário, Museu de Arte Contemporânea de Niterói e Casa Brasil.
Mais de 70 galerias
Na Marina da Glória, mais de 70 galerias trazem artistas de todo Brasil, em dois grandes pavilhões – TERRA e MAR. A feira foi dividida em programas, como o PANORAMA, em que estão galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea. A seleção feita por um Comitê formado pelos galeristas Alexandre Roesler, Antonia Bergamin, Filipe Masini e Eduardo Masini, Gustavo Rebello, Juliana Cintra e Marcio Botner. As galerias estarão presentes no Pavilhão TERRA e no Pavilhão MAR.
Já o programa SOLO DUO, com galerias apresentando projetos inéditos e exclusivos para a feira de arte, com a participação de um ou dois artistas, tem a curadoria de Ademar Britto. A ideia é que o público possa conhecer o trabalho de artistas e suas diferentes técnicas e linguagens tanto com presença única ou na criação de possíveis diálogos. As galerias do SOLO DUO estarão no pavilhão MAR, construído na área externa da ArtRio.
O programa BRASIL CONTEMPORÂNEO tem a participação de 10 galerias brasileiras que trazem um retrato da riqueza e beleza da criação artística de diferentes regiões do país. A curadora Paula Borghi teve como base para essa seleção o tradicional “fazer com as mãos” – artistas que trabalham desde a concepção, criação e produção de suas obras de forma totalmente manual. Assim, cada peça traz consigo o fazer e o ensinamento que atravessa histórias e gerações.
A Marina da Glória, um dos mais belos cartões postais da cidade, vai ganhar um Jardim de Esculturas especial durante a realização da 15ª ArtRio. A curadora Christiane Laclau selecionou 15 obras de artistas brasileiros que irão “dialogar” com o cenário onde estão o Pão de Açucar, a Baía de Guanabara, os jardins de Burle Marx no Parque do Flamengo. Com artistas de diferentes escolas, gerações e regiões do país, o espaço vai mostrar a pluralidade da produção da brasileira, em um espaço tanto de pausa como de contemplação.
Restaurantes e Terraço Stella Artois
Uma das apostas da ArtRio esse ano é a parte de gastronomia com a presença de cinco badalados restaurantes dentro da feira, na Marina da Glória. Essa novidade vai proporcionar uma nova experiência para os visitantes do evento, trazendo também a diversidade da gastronomia da cidade.
Dentro do Pavilhão MAR estará o Canoa e seus celebrados sushis, considerado um dos melhores omakases do Rio. Na parte externa, a Área Gourmet terá vista para a Baía de Guanabara, com o Pão de açúcar logo a esquerda. Neste espaço estarão mais quatro restaurantes. O Heaven Cucina traz os clássicos da cozinha italiana com toques contemporâneos. Já a Gruta do Fado vai oferecer novidades da comida mediterrânea, e também um pouco de suas raízes portuguesas. Para os apreciadores de cortes especiais de carne, o Malta Beef Club terá uma operação especial para os dias de evento.
Completando a Área Gourmet, estarão juntos Izar e Maska, trazendo uma criatividade em receitas espanholas e uma cozinha afetiva, inspirada em diversos países do mundo. Ambas as casas foram indicadas no Guia Michelin. No espaço também estará o Empório Jardim.
Já as noites na ArtRio serão de muita música. O Terraço Stella Artois terá 700 metros quadrados e uma cobertura toda em cristal para apreciar o céu. Lounges serão espalhados no espaço para o público. Com curadoria da Tecla Music, cada noite terá um DJ diferente, trazendo estilos bem variados para animar a semana das artes. Com um ar de listening bar, todos farão seus sets à moda antiga, com vinil, sempre a partir das 20h. As noites serão dos DJs Quimera e Filipe Shock (10), Marcelinho da Lua (11), Keno (12) e David Tabalipa (13).