Martina Barth d’Avila, da Sonimage, e os preparativos para o 50Best no Rio
Pela primeira vez o Brasil vai sediar a mais importante premiação de gastronomia da América Latina, no Belmond Copacabana Palace
Dia 28 de Novembro de 2023 será uma data memorável para o Rio de Janeiro. Pela primeira vez o Brasil vai sediar a mais importante premiação de gastronomia da América Latina, o Latin America’s 50 Best Restaurants and Bars 2023, no icônico Belmond Copacabana Palace. Depois da premiação, o Fairmont Copacabana vai receber 650 convidados na After Party, onde será servido um coquetel tipicamente brasileiro para celebrar os chefs e casas que estão na lista dos melhores restaurantes da América Latina. Por trás do grandioso evento de premiação está a empresária Martina Barth d’Avila, dona da Sonimage, agência oficial e exclusiva de produção do evento. Com mais de 25 anos de atuação em grandes eventos e no mercado de luxo, a executiva de marketing e comunicação também está à frente do Rio Coffee Nation (encontro dedicado a cafés especiais e orgânicos nacionais), que reuniu há pouco tempo mais de 45 expositores de todo o país. Martina nasceu na Alemanha, veio para o Brasil aos 7 e morou 22 anos em Paris. Ao longo de sua carreira, liderou grandes projetos, verbas e equipes internacionais. Tive um bate-papo exclusivo com ela, que você lê a seguir.
1) Qual a importância de receber um evento do porte dos 50 Best para a cidade e para o setor de bares e restaurantes do Rio ?
O turismo gastronômico é uma força significativa, e a decisão da prefeitura do Rio de Janeiro em apoiar a realização do evento 50 Best na cidade demonstra uma visão admirável. Nós, da Sonimage, responsáveis pela produção oficial desses eventos, nos sentimos honrados e confiantes de que a cidade será calorosamente elogiada por tudo o que estamos prestes a realizar, estabelecendo-se como a capital latino-americana da gastronomia.
3) Qual sua principal preocupação ao produzir o evento e qual o segredo para dar tudo certo na noite de 28/11?
Nossa equipe local de produção atua como uma extensão da equipe do 50 Best, das diretrizes estabelecidas por eles para a realização de eventos no Brasil. Claro que, como parceiros, também desempenhamos o papel de consultores, chamando a atenção para as particularidades do mercado local e orientando-os para que os eventos sejam executados de acordo com as expectativas e padrões de qualidade locais. Para que um evento seja bem-sucedido, é necessário um planejamento de metas sólido, a habilidade de antecipar riscos e imprevistos, uma equipe de profissionais dedicados e altamente qualificados, como a nossa, que possui experiência na entrega de eventos de alcance internacional.
4) Qual a diferença básica entre produzir um evento desta grandiosidade no Brasil e na França, prós e contras?
Em geral, os eventos produzidos na Europa costumam operar com equipes enxutas, em parte devido à limitação de mão de obra disponível. Uma equipe reduzida, porém altamente qualificada, tem maior agilidade nas tomadas de decisão e ações.
5) Você tem muita experiência em eventos esportivos. O que te move mais: esporte ou gastronomia?
Realizamos ativações e experiências de marcas durante grandes eventos esportivos. Tanto essas ações como os eventos corporativos que organizamos sempre incorporam experiências gastronômicas, que podem incluir a presença de um renomado chef, uma visita a uma vinícola exclusiva ou um jantar em um local excepcional. A gastronomia possui o poder de conectar e unir as pessoas, e, portanto, sempre a integramos em nossas iniciativas.
6) O Rio Coffee Nation foi um sucesso, você pretende mudar algo para o ano que vem?
Um evento anual como o Rio Coffee Nation está sempre em constante evolução e aprimoramento. A cada edição, adquirimos novos conhecimentos que nos motivam a planejar e criar um evento cada vez mais excelente e alinhado com as expectativas do nosso público. Em 2024, celebraremos a nossa 5ª edição, que trará novas parcerias internacionais, reformulação das palestras e oficinas, e uma temática inovadora.
7) O que você acha que o Rio e o Brasil precisam para sediarmos mais eventos grandiosos e recebermos mais turistas corporativos?
A cada ano, o Brasil e o Rio de Janeiro têm sido escolhidos como palco de mais eventos internacionais. Somos conhecidos por ser um país acolhedor, alegre, festeiro e por possuir paisagens e locais incríveis. No entanto, talvez o que ainda represente um desafio sejam os custos associados para vir até aqui: passagens caras, uma relação custo-benefício de hotéis e restaurante que, em comparação com outros destinos, pode ser um pouco alta/cara e a necessidade de aprimorar a qualificação da mão de obra local . No nosso setor, por exemplo, ainda há escassez de profissionais fluentes em inglês, espanhol e/ou francês.
8) Você poderia morar em inúmeras cidades e escolheu o Rio. Em que nossa cidade mais te seduz?
Eu costumo dizer que sou alemã – francesa de origem, e carioca por escolha. Vivi no Brasil, em São Paulo, dos 7 aos 26 anos. Depois, passei 22 anos morando em Paris. Quando meu marido e eu decidimos voltar ao Brasil, nossa única condição era que fosse no Rio de Janeiro. Apesar de não ter nascido aqui, a cidade nos acolheu com imenso carinho. O Rio de Janeiro é uma das cidades mais deslumbrantes do mundo, com paisagens espetaculares, seu litoral e a exuberante Floresta da Tijuca. O carioca é cosmopolita por natureza, leva uma vida mais leve, como se diz em francês, é um verdadeiro “bon vivant”.
Renata Araújo é jornalista, autora da página @youmustgoblog e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go!