Martina Barth d’Avila, da Sonimage, e os preparativos para o 50Best no Rio
Pela primeira vez o Brasil vai sediar a mais importante premiação de gastronomia da América Latina, no Belmond Copacabana Palace
Dia 28 de Novembro de 2023 será uma data memorável para o Rio de Janeiro. Pela primeira vez o Brasil vai sediar a mais importante premiação de gastronomia da América Latina, o Latin America’s 50 Best Restaurants and Bars 2023, no icônico Belmond Copacabana Palace. Depois da premiação, o Fairmont Copacabana vai receber 650 convidados na After Party, onde será servido um coquetel tipicamente brasileiro para celebrar os chefs e casas que estão na lista dos melhores restaurantes da América Latina. Por trás do grandioso evento de premiação está a empresária Martina Barth d’Avila, dona da Sonimage, agência oficial e exclusiva de produção do evento. Com mais de 25 anos de atuação em grandes eventos e no mercado de luxo, a executiva de marketing e comunicação também está à frente do Rio Coffee Nation (encontro dedicado a cafés especiais e orgânicos nacionais), que reuniu há pouco tempo mais de 45 expositores de todo o país. Martina nasceu na Alemanha, veio para o Brasil aos 7 e morou 22 anos em Paris. Ao longo de sua carreira, liderou grandes projetos, verbas e equipes internacionais. Tive um bate-papo exclusivo com ela, que você lê a seguir.
1) Qual a importância de receber um evento do porte dos 50 Best para a cidade e para o setor de bares e restaurantes do Rio ?
O turismo gastronômico é uma força significativa, e a decisão da prefeitura do Rio de Janeiro em apoiar a realização do evento 50 Best na cidade demonstra uma visão admirável. Nós, da Sonimage, responsáveis pela produção oficial desses eventos, nos sentimos honrados e confiantes de que a cidade será calorosamente elogiada por tudo o que estamos prestes a realizar, estabelecendo-se como a capital latino-americana da gastronomia.
3) Qual sua principal preocupação ao produzir o evento e qual o segredo para dar tudo certo na noite de 28/11?
Nossa equipe local de produção atua como uma extensão da equipe do 50 Best, das diretrizes estabelecidas por eles para a realização de eventos no Brasil. Claro que, como parceiros, também desempenhamos o papel de consultores, chamando a atenção para as particularidades do mercado local e orientando-os para que os eventos sejam executados de acordo com as expectativas e padrões de qualidade locais. Para que um evento seja bem-sucedido, é necessário um planejamento de metas sólido, a habilidade de antecipar riscos e imprevistos, uma equipe de profissionais dedicados e altamente qualificados, como a nossa, que possui experiência na entrega de eventos de alcance internacional.
4) Qual a diferença básica entre produzir um evento desta grandiosidade no Brasil e na França, prós e contras?
Em geral, os eventos produzidos na Europa costumam operar com equipes enxutas, em parte devido à limitação de mão de obra disponível. Uma equipe reduzida, porém altamente qualificada, tem maior agilidade nas tomadas de decisão e ações.
5) Você tem muita experiência em eventos esportivos. O que te move mais: esporte ou gastronomia?
Realizamos ativações e experiências de marcas durante grandes eventos esportivos. Tanto essas ações como os eventos corporativos que organizamos sempre incorporam experiências gastronômicas, que podem incluir a presença de um renomado chef, uma visita a uma vinícola exclusiva ou um jantar em um local excepcional. A gastronomia possui o poder de conectar e unir as pessoas, e, portanto, sempre a integramos em nossas iniciativas.
6) O Rio Coffee Nation foi um sucesso, você pretende mudar algo para o ano que vem?
Um evento anual como o Rio Coffee Nation está sempre em constante evolução e aprimoramento. A cada edição, adquirimos novos conhecimentos que nos motivam a planejar e criar um evento cada vez mais excelente e alinhado com as expectativas do nosso público. Em 2024, celebraremos a nossa 5ª edição, que trará novas parcerias internacionais, reformulação das palestras e oficinas, e uma temática inovadora.
7) O que você acha que o Rio e o Brasil precisam para sediarmos mais eventos grandiosos e recebermos mais turistas corporativos?
A cada ano, o Brasil e o Rio de Janeiro têm sido escolhidos como palco de mais eventos internacionais. Somos conhecidos por ser um país acolhedor, alegre, festeiro e por possuir paisagens e locais incríveis. No entanto, talvez o que ainda represente um desafio sejam os custos associados para vir até aqui: passagens caras, uma relação custo-benefício de hotéis e restaurante que, em comparação com outros destinos, pode ser um pouco alta/cara e a necessidade de aprimorar a qualificação da mão de obra local . No nosso setor, por exemplo, ainda há escassez de profissionais fluentes em inglês, espanhol e/ou francês.
8) Você poderia morar em inúmeras cidades e escolheu o Rio. Em que nossa cidade mais te seduz?
Eu costumo dizer que sou alemã – francesa de origem, e carioca por escolha. Vivi no Brasil, em São Paulo, dos 7 aos 26 anos. Depois, passei 22 anos morando em Paris. Quando meu marido e eu decidimos voltar ao Brasil, nossa única condição era que fosse no Rio de Janeiro. Apesar de não ter nascido aqui, a cidade nos acolheu com imenso carinho. O Rio de Janeiro é uma das cidades mais deslumbrantes do mundo, com paisagens espetaculares, seu litoral e a exuberante Floresta da Tijuca. O carioca é cosmopolita por natureza, leva uma vida mais leve, como se diz em francês, é um verdadeiro “bon vivant”.
Renata Araújo é jornalista, autora da página @youmustgoblog e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go!
Mini-desfiles na Cidade do Samba: 12 escolas e shows de Zeca e Martinho
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
Sasha diz que as ombreiras usadas por Xuxa inspiram suas criações
JB vai produzir mudas da histórica talipot e doar para praças e parques
10 bares para assistir à final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras





