Liniker, Zeca e Marcelo D2 estão entre os brasileiros no Latin Grammy 2025
Com nomes consagrados e novos talentos, brasileiros indicados concorrem em mais de dez categorias da premiação que celebra a excelência da música latina

A música brasileira volta a brilhar no cenário internacional e o Brasil mostra sua força e diversidade. A 26ª edição do Latin Grammy, marcada para o dia 13 de novembro em Las Vegas, confirmou a presença expressiva de artistas do Brasil entre os indicados. A cerimônia, organizada pela Academia Latina da Gravação™, reconhece a excelência da música em espanhol e português — e, este ano, reforça ainda mais a diversidade de gêneros e vozes da nossa produção artística.

Liniker é o grande destaque brasileiro da premiação
A cantora concorre em três das principais categorias gerais: Gravação do Ano, com “Ao Teu Lado”; Álbum do Ano, com Caju; e Canção do Ano, com “Veludo Marrom”. Uma presença marcante que sinaliza o reconhecimento internacional de sua potência artística, combinando MPB contemporânea com identidade e emoção.
A nova geração também marca presença. Juliane Gamboa e Sued Nunes estão entre os indicados a Melhor Artista Revelação, categoria que costuma revelar nomes que se tornam centrais na cena latino-americana nos anos seguintes.
Entre os veteranos, Milton Nascimento, ao lado de Esperanza Spalding e Paul Simon, aparece na lista de Melhor Canção em Língua Portuguesa com “Um Vento Passou”. Já Alcione, Mart’nália, Marcelo D2 e Zeca Pagodinho disputam o prêmio de Melhor Álbum de Samba/Pagode, ao lado do grupo Sorriso Maroto.


Indicados de todas as regiões mostram a força da música brasileira em suas múltiplas vertentes
O prêmio também dá espaço a sons de outras regiões do Brasil. O pernambucano DJonga e o baiano BK’, por exemplo, estão nomeados nas categorias urbanas, assim como Mc Hariel, Mc Tuto e Dj Glenner, que representam a força das periferias na cena musical.
A diversidade de gêneros é um dos destaques deste ano. Há representantes do jazz instrumental como Hamilton de Holanda, da música infantil com Palavra Cantada, da música sertaneja com Ana Castela, Chitãozinho & Xororó e Lauana Prado, além de nomes como Yamandu Costa (instrumental), Marina Sena (pop) e Rubel (MPB).
A lista ainda inclui nomes como Carol Biazin, Julia Mestre, Rachel Reis, Luedji Luna, Jadsa, e até colaborações inusitadas como a de Mc Hariel com Gilberto Gil, mostrando que a mistura continua sendo um dos maiores trunfos da nossa música.
A cerimônia será transmitida pela TelevisaUnivision, diretamente da MGM Grand Garden Arena, e promete refletir o atual momento da música latina: mais plural, conectada e representativa. Além disso, tenho o privilégio de ser a narradora oficial das categorias em língua portuguesa.

Para ver a lista completa dos indicados brasileiros e internacionais, acesse LatinGRAMMY.com.
Renata Araújo é jornalista, editora do site You Must Go! e da página no Instagram @youmustgoblog