Explorando os segredos e belezas do litoral peruano em Paracas
Descubra os encantos do Peru além de Lima e Machu Picchu
Quando pensamos no nosso vizinho sul-americano logo nos vem à cabeça Cusco e Machu Picchu, certo? Entretanto, a costa do Peru nos reserva grandes surpresas. Com uma extensão de aproximadamente 2.400 km ao longo do Oceano Pacífico, o litoral peruano é caracterizado por praias, falésias, desertos e vales férteis. Além disso, também é rico em história e cultura, com vestígios de antigas civilizações, como Inca, Moche, Nazca e Chimu.
As praias dessa região litorânea são muito procuradas pelos próprios peruanos nas férias de verão, e até mesmo no inverno, já que o clima fica bem mais ameno do que em Lima. Alguns dos destinos mais populares são Máncora, Punta Sal, Paracas e Huanchaco, seja para desfrutar do clima agradável ou praticar atividades aquáticas, como o surf e o mergulho.
A 250 km de Lima, cerca de 4 horas de carro, está Paracas, conhecida principalmente pela Reserva Nacional de Paracas, uma área protegida de 335 mil hectares que abriga uma grande diversidade de fauna e flora, além de paisagens deslumbrantes. É lá que está uma das principais atrações do destino, as Ilhas Ballestas, também chamada carinhosamente de “Pequena Galápagos Peruana’’, devido à sua rica biodiversidade marinha.
Um pequeno arquipélago composto por três ilhas principais e várias rochas vulcânicas menores, que formam uma paisagem árida, mas com mais de 200 espécies de aves, como os pinguins de Humboldt, cormorões, pelicanos, gaivotas e até leões marinhos, que frequentemente podem ser observados descansando nas rochas. Dependendo da época do ano, é possível avistar até golfinhos e baleias! Um show da natureza!
Durante o passeio, conseguimos ver também a misteriosa figura do candelabro, um geóglifo que é um dos símbolos da região. Existem várias teorias que tentam explicar a origem do candelabro, sendo a mais provável que ele tenha sido criado pela antiga civilização Paracas.
Portanto, além das Ilhas Ballestas, outra atração imperdível em Paracas é fazer um passeio pela Reserva, que oferece diversos mirantes e praias com vistas impressionantes. Há também as Linhas de Nazca, geoglifos que foram declarados Patrimônio Cultural da Humanidade, e alguns têm até formatos definidos, como de Beija-flor e Macaco. Realmente é de cair o queixo o contraste entre o deserto árido da reserva e os tons de azul do Oceano Pacífico. E o Hotel Paracas fica bem de frente para este cenário paradisíaco. O resort, que faz parte da marca Luxury Collection da Marriott, conhecida por oferecer experiências de hospedagem sofisticadas e exclusivas, oferece todo o conforto e estrutura necessária para quem quer desbravar a região, mas também ter momentos de relaxamento à beira mar.
Os quartos são aconchegantes e modernos, e o hotel conta com duas piscinas, três restaurantes, dois bares, SPA, kids club e diversas atividades para os hóspedes, tanto na propriedade como nos arredores de Paracas. Ou seja, você pode fazer o passeio para as Ilhas Ballestas com o próprio hotel, que tem um deque privativo, de onde saem os barcos, mais exclusivos, com capacidade para 20 pessoas.
Mas, uma vez no Peru, vale a pena dedicar uns dias a Lima, porta de entrada do país, e uma das capitais gastronômicas da América do Sul. Afinal, é lá que fica o melhor restaurante da América Latina, o Maido, assim como outros na lista do Latin America’s 50 Best Restaurants, como o premiado Osso, que ocupa a 33ª posição. O restaurante do chef Renzo Garibaldi é especializado em carnes, principalmente no dry aged, método pelo qual a carne descansa numa câmara fria em temperatura, umidade e ventilação controladas, aumentando sua maciez. A boa notícia é que a casa tem uma filial em São Paulo e está abrindo outra em Bogotá!
Com 13 milhões de habitantes, Lima é a segunda cidade mais desértica do mundo, depois do Cairo. Tem uma arquitetura diversa, com muita influência espanhola, zonas arqueológicas que revelam a herança cultural e histórica do país e um Centro Histórico declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.
Além disso, a capital do Peru também reúne vários museus importantes, como o Museu Larco, que possui uma vasta coleção de arte pré-colombiana, e o Museu de Arte de Lima, com exposições de arte peruana e internacional.
Ao todo são 43 bairros em Lima, como o boêmio Barranco, o mais turístico, Miraflores, conhecido por suas áreas comerciais, parques e vistas para o mar, e San Isidro, centro financeiro da cidade. É lá que fica o elegante The Westin Hotel&Convention Center, uma boa dica de hospedagem em Lima. O hotel cinco estrelas do Marriott tem uma estrutura completa, com quartos amplos e confortáveis, dois restaurantes, SPA com mais de 2.500 m2 e dois bares, sendo um speakeasy, o Alphonse, onde você só entra com senha.
Sem dúvida, o Peru é um país repleto de atrações imperdíveis, que encantam todos os visitantes. Aproveite para explorar o litoral peruano, com suas paisagens deslumbrantes, praias de beleza única e uma rica herança cultural que promete tornar sua experiência ainda mais memorável!
Renata Araújo é jornalista, editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e da página do instagram @youmustgoblog