15 lugares para comer bem em Búzios — entre tradição e novos sabores
De botecos à beira-mar a restaurantes premiados em hotéis, confira os destaques do balneário.

A 2 horas e meia do Rio, Búzios já é destino certo de quem busca praias deslumbrantes e charme à beira-mar. Mas, com a cena gastronômica do balneário em plena expansão, reservar um tempo para conhecer bares e restaurantes faz toda a diferença. A seguir, alguns lugares que merecem entrar no roteiro.
Altto Ristorante & Lounge Bar
No hotel Vila d’este, um dos mais românticos de Búzios, o Altto tem grandes janelões de vidro de frente para o mar. O menu italiano com toques contemporâneos traz pratos como costeletas de cordeiro com fregola tostada e massas frescas. Abre para almoço e jantar, inclusive para não hóspedes.
End: Alto do Humaitá, 11 – Centro

Bar dos Pescadores
Tradicional reduto de pescadores no Porto da Barra, é muito procurado pelo pôr do sol. A vista é espetacular, e muita gente se acomoda ali para pedir um pastel de camarão com uma cerveja gelada antes de encarar as moquecas — que vão da clássica de lagosta a versões veganas.
End: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 2900 – Manguinhos

Bar do Zé
À beira da Orla Bardot desde 1999, é famoso pelas lagostas, mas também serve massas e risotos bem servidos. Com ambiente rústico e vista para o mar, é parada obrigatória para assistir ao entardecer com um drinque na mão.
End: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 382 – Centro

Chez Françoise
Dentro do hotel Le Relais La Borie, pé na areia em Geribá, o restaurante funciona há 30 anos e é aberto também a não hóspedes. O chef Paulo Cezar Cordeiro assina o cardápio franco-brasileiro, que combina receitas de família com criações contemporâneas.
End: Rua Gerbert Périssé, 554 – Geribá

aGaleria
O restaurante do Insólito Boutique Hotel tem comando do chef Jeferson Cassão. A cozinha aposta em releituras criativas de pratos clássicos, enquanto o ambiente conta com vista para a Praia da Ferradura.
End: Rua Lydia Gonçalves de Almeida, s/n – Praia da Ferradura

La Gare
Instalado no hotel Vila da Santa, na Praça dos Ossos, o restaurante tem inspiração mediterrânea e atmosfera elegante. Entre os destaques, carpaccio de polvo, crudo de peixe branco e, aos fins de semana, a famosa Moqueca Santana para duas pessoas.
End: Praça Eugênio Honold, 173 – Ossos

Místico
Com uma das vistas mais bonitas da Orla Bardot, o restaurante da Pousada Abracadabra é perfeito para assistir ao pôr do sol. O cardápio privilegia frutos do mar frescos em combinações criativas.
End: Rua Morro do Humaitá, 13 – Centro

Nami Gastrobar
O latino-asiático comandado pelo chef João Ricardo Yoshida, que já passou pelo Nobu, fica no Porto da Barra, em frente ao mar de Manguinhos. A cozinha ousada e o ambiente descolado garantem uma experiência única.
End: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 2900 – Manguinhos

Rocka Restaurant & Beach Lounge
Na Praia Brava, o Rocka, sob a batuta do chef argentino Gustavo Rinkevich, já foi eleito duas vezes o melhor do litoral pelo Veja Rio Comer & Beber. Pé na areia, reúne gastronomia mediterrânea moderna, ingredientes frescos e clima descontraído.
End: Praia Brava, R. da Praia, 13

Sushi 11
No Zendaya Resort, o japonês sofisticado é liderado pelo chef Fábio Mendoza. O balcão central permite acompanhar o preparo de peixes fresquíssimos em um ambiente elegante. Foi indicado na categoria “Vale a Viagem” da Veja Rio Comer & Beber.
End: Rua Rancho Grande, 13 – Manguinhos

Tawa
Beach club do Hotel Insólito, na Praia da Ferradura, tem projeto de Helio Pellegrino inspirado nos clubs europeus. O chef Pedro Paulo Machado valoriza ingredientes brasileiros em um cardápio leve, ideal para petiscar e brindar ao pôr do sol.
End: Rua Ana Horta, s/n – Praia da Ferradura

The Jul’s
Restaurante principal do Zendaya Resort, é comandado pelo chef Felix Sanchez. O menu internacional aposta em ingredientes frescos, carnes e legumes preparados no Josper, forno espanhol que mistura churrasqueira e carvão para dar sabor defumado aos pratos.
End: Rua Rancho Grande, 13 – Manguinhos

Xerelete Bar
Na Orla Bardot, a nova casa do chef Bruno Katz (à frente também do Katz-su e Nosso, no Rio) já virou point. Ceviche caiçara com sorbet de manga, pastel de bobó de camarão e linguine carbonara de camarão estão entre os hits. Para beber, drinques autorais como Bloody Mary com dendê.
End: Orla Bardot, 514 – Centro

74 Restaurant
No clássico e sofisticado Casas Brancas, o 74 integra a lista do The World’s 50 Best Discovery. A chef Victoria Teles combina técnicas mediterrâneas e brasileiras em pratos autorais, sempre com foco em ingredientes locais e sazonais.
End: Rua Morro do Humaitá, 10 – Centro

74 Osteria
A versão mais descontraída do 74 fica na Orla Bardot e aposta na cozinha italiana clássica. Massas artesanais, burrata cremosa e croquete de lasanha aparecem no cardápio, servidos em ambiente charmoso com paredes amarelas e detalhes rústicos.
End: Orla Bardot – Centro

Renata Araújo é jornalista, editora do site You Must Go! e da página no Instagram @youmustgoblog