Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Rafael Mattoso

Por Rafael Mattoso, historiador Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Curiosidades sobre o subúrbio carioca

A nossa independência passa obrigatoriamente pelos subúrbios

Mulheres Protagonistas na Independência brasileira ganham destaque no Festival Leopoldina Orgânica, na Zona Norte

Por Rafael Mattoso Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 nov 2022, 18h58 • Atualizado em 4 nov 2022, 23h03
Cartaz do evento mulheres na independencia
 (Divulgação/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade
  • Com toda correria da última semana houve quem não percebesse que já estamos em novembro, apenas a um mês do término do primeiro ano pós-pandemia. Lembro que aproximadamente há trinta dias atrás, em 7 de setembro, uma série de eventos marcavam as celebrações dos 200 anos da independência do Brasil. Porém, creio que ainda precisamos questionar o quanto realmente alcançamos de emancipação.

    A reflexão se torna muito pertinente quando olhamos para os subúrbios e identificamos a manutenção de uma série de projetos segregacionistas, heranças do nosso patriarcalismo que produziu um racismo estrutural. Exatamente para pensar questões fundamentais como estas que o Festival Leopoldina Orgânica da Independência foi idealizado. O evento será realizado na Arena Dicró, na Penha, e no Centro de Integração da Serra da misericórdia (CEM), ambos na Zona Norte, neste domingo (6), a partir das 7h.

    Com o objetivo de promover um debate sobre o papel das mulheres na luta pela Independência do Brasil, emancipação que inclusive teve Maria Leopoldina como uma de suas protagonistas, ocorrerá esta segunda edição do festival.

    A proposta foi contemplada com o Edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e usa como referência a própria história da Imperatriz Leopoldina, que dá nome à região por onde passa a linha férrea homônima à esposa de Dom Pedro I.

    A atividade vai unir sustentabilidade, cultura e história, além de prometer mobilizar o subúrbio com grandes nomes, como as historiadoras Giovana Xavier e Giovana Trevellin, assim como a escritora Kátia Santos. A programação começa no Complexo da Penha com um café da manhã agroecológico e termina, por volta das 20h, com uma Roda de Samba de Mulheres, na Arena Dicró. No evento, a DJ Elaine se apresentará para o público.

    Continua após a publicidade

    De acordo com o fundador do Leopoldina Orgânica, Teo Cordeiro, o objetivo é promover a oportunidade de os leopoldinenses terem acesso a uma história que diz respeito a um território que é parte importante da história da cidade, mas que ainda tem pouco espaço na mídia e nas narrativas hegemônicas sobre o Rio de Janeiro.

    “Quando falamos de subúrbio sustentável, vamos além das questões ambientais. Falamos sobre um subúrbio que promove música, dança, teatro, lazer e gastronomia. O Leopoldina Orgânica convoca o carioca a vivenciar um ideal de cidade acolhedora, acessível e com hortas espalhadas pelas praças. Uma cidade das crianças, dos idosos, das pessoas com deficiência, dos artistas de rua, de todos aqueles que quiserem conviver e respeitar as diferenças! A cultura é a costura do festival com a rede coletiva dos moradores da região da Zona da Leopoldina”, define Cordeiro.

    A fim de potencializar as ações que ocorrem no território, todas as atividades da programação serão realizadas pelos próprios moradores, sob a curadoria de coletivos que atuam na região e do coletivo Leopoldina Orgânica, e da Produtora Flor de Lis, organizadora do festival.

    Para maiores informações  siga o Instagram: @leopoldina_organica

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de 35,90/mês