Cinco casas de brincar para conhecer no Rio
A ordem é uma só: se divertir! Com muito espaço ao ar livre, quintal amplo e itens que remetem à nossa infância, elas estão invadindo a cidade
Saem os eletrônicos, entram os brinquedos de madeira e outros que estimulam o livre brincar. Com cara de ‘casa de vó’, com muito espaço ao ar livre e aconchego, as Casas de Brincar têm se tornado uma tendência na cidade. Principalmente em tempos de pandemia, com muita gente confinada em apartamentos, fazendo aulas online e sem nenhum acesso à vitamina D, poder entreter os miúdos com tinta, areia e outras atividades sensoriais é o mesmo que encontrar um pote de ouro no fim do arco-íris. Enquanto alguns focam no entretenimento, outros oferecem cursos e oficinas. Mas, em todos é unanimidade: a ordem é se divertir. Preparados?
O Quintal
Prainha artificial, coelhos, jabuti, galinha, balanço de pneu, paredão para pintura, redes, gramadão. Além de tudo isso, o espaço abriga um charmoso café com itens fresquinhos e preparados na hora. Localizado em uma ampla casa no Recreio, o local proporciona lindas festas afetivas, assim como manhãs e tardes brincantes para toda a família. Nestas ocasiões, bem recorrentes (vale ficar de olho no perfil do local), paga-se por hora. O Programinha curtiu muito por lá recentemente e mostra tudo aqui.
Contato: (21) 99619-1364.
Endereço: Av. Genaro de Carvalho, 3555 – Recreio
Infanciarte
O discreto imóvel dois andares não denuncia, mas a gente conta. Por trás daquele portão em plena zona sul, a chance de você encontrar bebês sujos de tinta e melecados depois de participar de alguma atividade sensorial é imensa. De segunda a sexta, é possível deixar a criança para alguma oficina, como ‘fazendo arte’, ‘corpo e movimento’, ‘circo’ ou ‘transpsicomotricidade’, mas aos sábados dá para aproveitar levar os miúdos para aproveitar as brincadeiras direcionadas de acordo com a idade.
Contato: (21) 99167-0714
Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 111 – Botafogo
Brincadeiras no Quintal
O piso de grama sintética já dá a pista: por aqui, o importante é se divertir muito, mas com segurança. A dupla imbatível piscina inflável e banho de mangueira nos dias quentes, a parede de azulejo para pintura com tintas, a caixa de areia azul, a casona de bonecas, a parede de escalada e a piscina de bolinhas garantem boas horas de entretenimento. Para completar, porquinhos-da-índia e jabutis encantam os pequenos visitantes. No mais, prepare-se para a criança fazer um show no palco com direito a figurino e instrumentos.
Contato: (21) 97462-6843
Endereço: Rua Jorge Emilio Fontenelle, 803 – Recreio
Casa Pé de Feijão
Inaugurada em dezembro de 2019, o local é destinado a crianças de seis meses a seis anos. Enquanto ao longo da semana são oferecidas aulas de capoeira, psicomotricidade e musicalização, os fins de semana são dedicados ao brincar livre com direito a pintura no azulejo, banho de mangueira e construção com sucatas – mas nem arrisque chegar de surpresa, as vagas se esgotam rapidinho.
⠀
Contato: (21) 97685-9547
Endereço: Rua Doutor Pereira dos Santos, 2 – Tijuca
Espaço Ninho
Inaugurado em abril deste ano, o Espaço tem oficinas com duração de uma hora ministradas por educadores ou professores especialistas. Já aos sábados, as atividades são voltadas às famílias e incluem alongamento, circo, capoeira e até atividades com água. A criança gosta de parede de escalada? Tem! E tanque de areia? Também! E de pintar azulejo? Tem também! Idealizado por uma pedagoga e uma arte-educadora, o projeto é todo inspirado na abordagem Pikler.
Contato: (21) 99309-7044
Endereço: Rua São Clemente, 413 – Botafogo