Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Pela primeira vez a World Pride acontecerá no continente africano

Cidade do Cabo sediará a Parada do Orgulho LGBTQIA+ mundial em 2028

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 nov 2024, 08h02
World Pride 2028 na Cidade do Cabo
Cidade sul-africana venceu Guadalajara (México) na disputa para sediar o evento (Interpride/Divulgação)
Continua após publicidade

A Interpride, entidade que reúne os organizadores das principais Paradas do Orgulho LGBTQIA+ do mundo, anunciou que a World Pride 2028 será realizada pela primeira vez no continente africano. A Cidade do Cabo (África do Sul) venceu a disputa sobre a candidatura mexicana de Guadalajara.

O ineditismo se explica em parte por ser o continente com o maior número de países que ainda criminalizam pessoas LGBTQIA+. A África do Sul é uma espécie de oásis nesse sentido, em especial a Cidade do Cabo, abertamente receptiva e um dos destinos mais procurados pelos viajantes queer.

A realização do evento é uma maneira de amplificar as vozes por mais direitos à comunidade na região. Ainda há desafios e um exemplo acontece no país que sediará a World Pride 2028. Mesmo com a África do Sul sendo o primeiro país do mundo a proibir a discriminação por orientação sexual na constituição, e o sexto a garantir o casamento igualitário, diferente da Cidade do Cabo, Joanesburgo é considerada atualmente uma cidade perigosa para pessoas LGBTQIA+.

Antes de ir ao continente africano o evento terá um desafio já no próximo ano, uma vez que será realizado em Washington DC (Estados Unidos) no mesmo ano em que Donald Trump retorna à Casa Branca. O republicano é contrário a direitos da comunidade.

A primeira edição da World Pride aconteceu em Roma, na Itália (2000). Depois o evento passou por Jerusalém, em Israel (2006); Londres, no Reino Unido (2012); Toronto, no Canadá (2014); Madrid, Espanha (2017); Nova Yor, nos Estados Unidos (2019); Copenhagen, na Dinamarca (2021); e Sydney, na Austrália (2023). As próximas edições serão em Washington DC, nos Estados Unidos (2025); Amsterdam, na Holanda (2026) e Cidade do Cabo, na África do Sul (2028).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.