Como usuários de PrEP terão acesso a vacina para HPV de forma gratuita
Ministério da saúde ampliou o público alvo da vacinação com a inclusão dos usuários de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV entre 15 e 45 anos
O Ministério de Saúde anunciou que irá expandir o público que poderá ter acesso a vacina para HPV de forma gratuita na rede pública. Uma nota técnica divulgada hoje (03/07) pelo Ministério da Saúde amplia para usuário de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) entre 15 e 45 anos a vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus.
O esquema é indicado é de três doses, com a segunda com dois meses e a terceira dose com seis meses de intervalo da primeira aplicação. Usuários de PrEP com esquema completo de vacinação não devem ser imunizados novamente, mas quem estiver com esquema incompleto devem tomas as três doses.
Para ter acesso a imunização basta procurar uma sala de vacina na rede pública com comprovante do uso de PrEP, que pode ser a prescrição do tratamento, o formulário de prescrição do imunizante, cartão de seguimento ou até mesmo apresentar o próprio medicamento.
A decisão do Ministério da Saúde é considerada “ação com impacto na prevenção de neoplasias relacionadas ao HPV, principalmente o câncer anal”. A ministra Nísia Trindade compartilhou a notícia em suas redes sociais.
O que é PreP?
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV consiste na tomada de medicamentos antirretrovirais de forma preventiva para preparar o organismo no enfrentamento a um possível contato com o vírus. A estratégia está disponível de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017.
Quem mais pode tomar vacina para HPV de forma gratuita?
Além dos usuários de PrEP entre 15 e 45 anos, já eram autorizados a tomar vacina para HPV de forma gratuita no sistema de saúde público os seguintes públicos:
– crianças e adolescentes de 09 a 14 anos (esquema de dose única);
– indivíduos imunocomprometidos de 09 a 45 anos, como pacientes que vivem com HIV, oncológicos e transplantados (esquema de três doses);
– pessoas de 15 a 45 anos vítimas de violência sexual de 09 a 14 anos (esquema de duas doses) ou 15 a 45 anos (esquema de três doses).