Turismo de luxo está de olho em público mais jovem
Novo mercado consumidor está gastando cada vez mais nas suas férias
Se você ainda tem a ideia de que viagens de luxo são feitas apenas por pessoas mais velhas, depois de acumularem dinheiro ao longo da vida, é preciso rever seus conceitos. Cada vez mais pessoas jovens estão se organizando financeiramente para investir em suas férias e escolhendo hotéis de luxo para se hospedar.
Segundo Fernando Fernandez, VP Development at Hyatt Inclusive Collection, esse movimento foi acelerado no pós-COVID quando as pessoas começaram a focar em ter viagens cada vez melhores. “O pensamento é: Se vou tirar férias, que sejam as melhores porque não sei o dia de amanhã”, explicou.
Para o executivo esse pensamento criou um novo consumidor que tem o desejo de gastar dinheiro para ter as melhores férias e não somente viver para trabalhar. Nos resorts de luxo da linha Inclusive Collection da Hyatt, por exemplo, o público predominante são solteiros de até 45 anos com renda 200 mil dólares por ano.
Fernandez acredita ainda que as redes sociais têm um papel fundamental nesse crescimento do mercado de luxo. São através delas que os jovens criam o desejo de viajar para determinado destino e se hospedar em uma propriedade específica. A cultura visual tornou hotéis de alto padrão mais conhecidos, atraindo novos consumidores.
Mas para cativar esse novo público as empresas precisam ficar atentas a um fator importante. “Este consumidor que viver a experiência do destino, se conectar com a comunidade”, explica Fernando. Por isso é preciso que os hotéis tenham trabalhos claros de responsabilidade social e estejam focados em causar menos impacto para as comunidades locais.
Essa é uma das peças chaves, segundo o executivo da Hyatt Inclusive Collection, para garantir o retorno desse novo perfil de consumidor. Mesmo com desejo de explorar novos destinos, Fernadez acredita que o senso de comunidade, de se sentir acolhido durante a hospedagem como se estivesse em casa, é fundamental para fidelizar o cliente.