Tênis de Mesa garante primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos
Dupla feminina da classe WD5 avança à semifinal e garante ao menos o bronze
O tênis de mesa garantiu a primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos. Ao vencerem Ola Soliman e Fawisa Elshamy, do Egito, Cátia Oliveira e Joyce de Oliveira avançaram para a semifinal (WD5). Ao contrário dos Jogos Olímpicos, na Paralimpíada não há disputa pelo bronze. Com isso as brasileiras garantiram no mínimo o terceiro lugar.
Leia também: CPB projeta recorde de medalhas nos Jogos Paralímpicos
Cátia já tem uma medalha paralímpica, com o bronze conquistado em Tóquio, mas quer ainda mais em Paris 2024. “Não queremos ficar no bronze, queremos brigar pelo ouro e vamos para cima”, afirmou ao site OTD. E a confiança vem de um resultado positivo recente contra as próximas adversárias.
A dupla brasileira venceu a sul-coreana há dois meses atrás em um torneio na República Tcheca. Este foi o único confronto com as oponentes mas, apesar da vitória por 3×1, a dupla brasileira não terá vida fácil na semifinal já que as adversárias são as cabeças de chave número 1 da competição. ” Não tem como falar que vamos ganhar de novo porque é uma das melhores duplas do mundo. Mas, se ganhamos uma vez, podemos ganhar de novo e elas é quem tem que ficar preocupadas com a gente agora”, afirmou a mesa-tenista.
Ao contrário de sua parceria, Joyce subirá pela primeira vez no pódio dos Jogos Paralímpicos. A dupla se formou apenas na metade do ano passado quando Joyce mudou de classe e pode se juntar a Cátia para as competições. Elas disputam a semifinal paralímpica amanhã contra Seo Su Yeon e Yoon Jiu (Coréia do Sul).
Outras quatro duplas estrearam em Paris 2024
Outro ótimo resultado para a delegação brasileira no tênis de mesa foi a classificação da dupla Luís Manara/Cláudio Massad para as quartas-de-final. Os brasileiros venceram a dupla espanhola Jorge Cardona/Ander Cepas, favoritos na disputa, por 3×1.
As outras duplas femininas porém perderam e acabaram eliminadas da competição. Ainda na categoria WD5, a doutra dupla brasileira Carla Maia/Marliane Santos perdeu para a China por 3×0, nas quartas-de-final. Mesmo placar da derrota da dupla Sophia Kelme /Jennyfer Parinos também para uma dupla chinesa (WD20), pelas oitavas-de-final.
Nas duplas mistas XD7 o Brasil, representado por Lucas Arabian/Cátia Oliveira, enfrenta logo mais, às 12h45 outro time da China pelas oitavas-de-final.