Rio recebe o II Seminário Internacional de Turismo Sustentável
Evento tem como objetivo promover debate sobre ações sustentáveis dentro da cadeira do turismo
O Rio de Janeiro recebe na próxima quarta (05/06), das 09h às 18h, a segunda edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável. O evento que acontecerá no Hotel Nacional (Avenida Niemeyer, 769 – São Conrado) contará com a participação de 60 cidades brasileiras e 10 países.
Leia também: Turismo Sustentável – Parques Nacionais ainda são pouco conhecidos
A abertura do evento será conduzida por Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, que irá abordar a importância do turismo sustentável. Ao longo da programação uma série de apresentação e debates convidando a todos para uma reflexão sobre o tema.
Entre os convidados internacionais, Stephanie Horel, gestora de programas da Delegação da União Europeia no Brasil e Adelardus Kilangi, embaixador da República da Tanzânia no Brasil debatem sobre como alguns países têm feito a transição para um turismo sustentável. O head de turismo da cidade de Dublin, Barry Rogers, trará o olhar para as ações que levaram a capital da Irlanda a receber o prêmio “Capital of Smart Tourism” em 2024; e Adrienne J. Acioly, gerente de projetos em mobilidade urbana da prefeitura de Roterdã, falará sobre mobilidade sustentável em destinos turísticos e como organizar cidades para receber turistas.
Haverá ainda discussões sobre como a regionalização do turismo colabora para o desenvolvimento socioeconômico das pequenas e médias cidades; o setor gastronômico como vetor de transformação para um turismo mais sustentável, em mesa apresentada por Dani Maia, secretária municipal de turismo do Rio de Janeiro; a importância do financiamento em projetos voltados para o turismo sustentável; como criar um ecossistema de marcas sustentáveis e regenerativas por meio da agricultura e piscicultura integrando o solo e seu bem-estar; entre outros.
A organização é do Intus (Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe), associação sem fins lucrativos que nasceu para ajudar o trade turístico a conhecer e implementar práticas e ações voltadas ao novo perfil do viajante, que deseja viver experiências sustentáveis e de baixo impacto às comunidades visitadas.
Para ver a programação completa e fazer a inscrição basta acessar o link.