Rio bate recorde de alteração de gênero em cartórios em 2024
Crescimento foi de 46% em relação ao ano anterior

O estado do Rio de Janeiro bateu recorde de alteração de gênero em cartório no ano passado. Em 2024 foram 327 processos para adequação de gênero nos documentos, representando um aumento de 46% em relação a 2023. Os dados são consolidados pelo Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
“Os registros dos nomes é uma das formas que a cidadania da população LGBTQIA+ se consolida. Cada nome retificado é a formalização de um direito, de uma identidade reconhecida e respeitada. Os Cartórios têm um papel fundamental e seguiremos trabalhando para que esses avanços continuem crescendo com segurança e acolhimento para todos”, afirma Devanir Garcia, presidente da Arpen-Brasil.
A tendência de crescimento continua. Só este ano (2025), até junho já haviam sido feitas 209 retificações. Desde 2019, primeiro ano completo após o Provimento nº 73/2018 do CNJ, já são 1139. A capital lidera as estatísticas com 678, mas outros 38 municípios já contam com registros de alteração de gênero.