Imagem Blog

Otavio Furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Otavio Furtado, jornalista especializado em pautas LGBTQIA+
Rio LGBTQIA+
Continua após publicidade

Entidades celebram eleição do Rio como destino dos sonhos LGBTQIA+

Cidade está entre as oito eleitas por site especializado em turismo LGBTQIA+

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 jan 2024, 18h11 - Publicado em 11 jan 2024, 17h06

O Rio de Janeiro apareceu na seleta lista de 8 cidades que são consideradas destinos do sonho LGBTQIA+. A votação popular foi feita pelo site internacional GayCites, um dos mais importantes do segmento no mundo.

Leia também: Debate na ABAV Expo discutiu boas práticas para o turismo LGBTQIA+

“É mais uma notícia boa para o Rio de Janeiro. É preciso destacar que isso é uma pesquisa feita com o mercado e não com profissionais do turismo”, enfatizou Clóvis Casemiro, Coordenador para a América do Sul da IGLTA, mais importante entidade mundial de turismo LGBTQIA+.

A cidade figura ao lado de Mykonos (Grécia), Amsterdam (Holanda), Barcelona (Espanha), Paris (França), Queenstown (Nova Zelândia), Havaí (EUA) e Phuket (Tailândia) como sonho de consumo dos viajantes da comunidade. Segundo a consultoria OutNow esse público gasta cerca de 30% a mais que o viajante não LGBTQIA+, movimentando US$ 218 bilhões anualmente segundo a Organização Mundial do Turismo.

Continua após a publicidade

Para Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio Convention Bureau, este reconhecimento reflete o esforço da entidade e do setor turístico em criar um ambiente acolhedor e inclusivo para a comunidade LGBTQIA+ na cidade: “A valorização da diversidade e inclusão é uma diretriz em todos os nossos projetos. Em 2021, criamos o ‘Circuito Rio de Cores’, um evento realizado em junho, Mês do Orgulho LGBTQIA+. Desde então, nosso compromisso é, a cada ano, aumentar o número de estabelecimentos participantes no projeto, de maneira que a dinâmica vibrante desse período se estenda ao longo do ano, buscando fazer do Rio uma cidade ainda mais acolhedora”.

No ano passado uma pesquisa do Booking.com apontou o Rio como a segunda cidade mais inclusiva do Brasil. Presidente da Riotur, Ronnie Costa destacou esse aspecto inclusivo como forma de despertar o interesse dos viajantes do mundo inteiro. “O Rio de Janeiro tem uma vocação natural para o turismo. Trabalhamos sempre para aprimorar a capacidade de receber bem os visitantes sem distinção. Somos uma cidade plural, diversa e fazemos questão de garantir a melhor experiência para todos os turistas. Essa premiação é uma demonstração clara disso”, destacou.

Apesar de apenas o Rio de Janeiro ter aparecido com destaque, todo Brasil acaba se beneficiando com a exposição. É o que acredita Tania Neres, Coordenadora de Afroturismo , Diversidade e Povos Indígenas na Embratur. “O Rio de Janeiro é o nosso portão de entrada e isso contribui muito para nossas estratégias em oferecer outros destinos tais como Pipa no Rio Grande do Norte , São Paulo com a maior Parada LGBT+ , Belo Horizonte, Salvador , Florianópolis entre vários outros que estão cada dia mais trabalhando para atenderem este mercado com respeito e segurança”, celebrou a gestora.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.