Rio de Janeiro é o destino mais procurado pelo turista de luxo
Dados da Brazilian Luxury Travel Association que revelam o comportamento do viajante desse segmento foram apresentados em primeira mão na ILTM

Um levantamento da BTLA (Brazilian Luxury Travel Association) mostrou o Rio de Janeiro como o destino mais procurado pelos viajantes de luxo. A pesquisa revelada em primeira mão nesta terça (6) na ILTM, principal evento de turismo de luxo da América Latina, mostrou ainda os principais hábitos do turista desse segmento.
“Receber essa notícia é não somente uma alegria. Sem dúvida o turista que nos procura em busca de luxo sabe que vai ter aqui o melhor da experiência que um viajante pode ter, que é beleza, hospitalidade, paisagem de requinte único, nossa gente calorosa e de sorriso aberto. Somos a capital da felicidade e isso é puro luxo”, celebrou sobre o resultado a secretária municipal de turismo do Rio de Janeiro, Daniela Maia.
Depois da capital fluminense, Foz do Iguaçu e Pantanal são os destinos mais procurados pelo viajante de alto padrão. E para atrair esse turista cada vez mais precisam oferecer experiências autênticas e, principalmente, sustentáveis. “Luxo está ligado ao propósito. Não podemos mais ir e apenas usar o destino”, destaca Camila Barreto, CEO da organização.
Segundo a executiva há uma mudança do conceito de luxo para algo mais subjetivo, sensorial e consciente. A ostentação abre espaço para a autenticidade e atenção nos detalhes, onde a participação e aprendizado com experiências nas comunidades locais ganham mais protagonismo. “O novo viajante de luxo quer conexão e significado, passagens naturais preservadas e experiências culturais próximas”, explica.
O turismo de luxo movimenta 1,5 trilhão de euros anualmente, com estimativa de um acréscimo de mais 1 trilhão até 2030, segundo dados da Bain & Company and Altagama. No Brasil a diária média na hotelaria de luxo é de quase 3 mil reais, segundo dados da pesquisa da BLTA. Apesar da Argentina, Chile e EUA serem os três principais emissores internacionais, quando falamos de turismo de luxo os Estados Unidos assumem a primeira opção, seguido de França e Reino Unido.