Projeto reduz evasão escolar a zero com inclusão no mercado de trabalho
Iniciativa da agência Artplan com a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, projeto visa a entrada de jovens da periferia carioca no mercado publicitário
Com apenas três anos de existência, o projeto Futuros Sonhadores, iniciativa da agência Artplan com a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, já colhe bons frutos. Além de reduzir a evasão de adolescentes do curso de Publicidade e Propaganda de 14,6% para 0%, já ofereceu nove vagas de estágio em empresas do Grupo Dreamers, holding formada por 18 marcas, entre elas a própria Artplan e o festival Rock in Rio.
Ao todo 120 alunos já foram impactados pela iniciativa que mescla conhecimento prático de agências de publicidade com aulas teóricas ministradas por executivos do Grupo Dreamers e por professores da Adolpho Bloch. O resultado é que, segundo a coordenadoria da instituição de ensino, as buscas pelo curso de Publicidade aumentaram em quatro vezes no período de um ano.
“O ‘Futuro Sonhadores’ é uma iniciativa do grupo de responsabilidade social do nosso Comitê da Diversidade que não apenas transforma as vidas destes jovens, mas, principalmente, ajuda a transformar a indústria da comunicação ao trazer olhares e vivências de diferentes potências, que resultam em novas experiências, referências e conteúdos”, analisa Debora Moura, head de Diversidade e Inclusão da Artplan e Grupo Dreamers.
Por isso mesmo o grupo de comunicação está buscando no projeto novos talentos para suas diferentes empresas. É o caso de Winicius Pinheiro, de 18 anos, que foi aproveitado pela Convert Performa. “Conseguir aliar o conhecimento adquirido durante os três anos da minha formação técnica à experiência em uma agência como a Convert trouxe um repertório incrível para minha trajetória profissional”, comentou.
Para ele é de extrema importância que projetos como este continuem dando oportunidade de acesso ao mercado de trabalho para os jovens: “Espero que minha presença, junto à de outros estagiários do Grupo Dreamers, que vieram a partir do Futuros Sonhadores, continue impactando positivamente e que haja cada vez mais espaço para estudantes de instituições públicas ocuparem esses e outros lugares na publicidade”.
Impacto que poder ser sentido com o percentual de 85,5% dos estudantes que passaram pelo projeto afirmando que pretendem se graduar em Publicidade na universidade.