Paris 2024: Quem é o primeiro judoca gay a disputar uma Olimpíada?
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos temos a participação de um judoca homem abertamente homossexual
O dia ontem (30/07) na disputa do judô na Arena Champs-de-Mars foi histórico. Pela primeira vez um judoca gay disputou uma Olimpíada. Trata-se do alemão Timo Cavelius, que não saiu com medalha no peito mas marcou pra sempre a história olímpica, sendo o primeiro atleta homem da modalidade assumidamente homossexual a participar de uma edição de Jogos Olímpicos.
Além de atleta, Timo é policial na Baviera. Ele tem uma bandeira do arco-íris em ser perfil no instagram e no site oficial da Olimpíada conta como saiu do armário: “Simplesmente fiz uma postagem no Facebook em que limpei os rumores: ‘Sim, sou gay, mas isso não muda a pessoa que sou”. O judoca afirma que pessoas têm medo de se assumir mas revelou que encontrou forças para falar publicamente sobre sua sexualidade por entender que “no momento em que eu tomasse meu destino em minhas próprias mãos, nada poderia acontecer comigo”.
Mesmo com a derrota na disputa individual, Timo pode se tornar medalhista olímpico ainda em Paris 2024. Isso porque no próximo sábado (03/08) ele fará parte da equipe alemã na disputa por equipes mistas.