Publicitário cria plataforma para conectar empresas e ações de ESG no Rio
Com passagem em grandes bancos e multinacionais, Fernando Oliveira criou uma agência especializada em impacto social, cultural e ambiental

Publicitário com mais de 30 anos de carreira, Fernando Oliveira já trabalhou em grandes bancos e multinacionais. Foi nesse período que observou de perto que, apesar do crescente interesse em ESG, muitas empresas ainda encontram dificuldades em escolher em quais projetos fazer investimento.
Para conectar patrocinadores e ações estratégicas que acontecem em especial nas comunidades cariocas, criou o Circuito ESG Rio. Trata-se de uma curadoria de iniciativas voltadas para protagonismo local, inclusão, saúde mental, economia criativa e empregabilidade, com foco em mulheres, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade.
+ Plano de marketing para turismo brasileiro foca na pauta ESG
“As empresas não precisam escolher mais projetos isoladamente. Identificamos as ações mais alinhadas aos valores de cada marca, garantindo coerência e impacto real”, explica Oliveira.
A ideia é que os investidores possam apoiar diferentes projetos, em um calendário distribuído ao longo do ano. “Esse formato em circuito fortalece o tema, facilita o planejamento das marcas e amplia as oportunidades de ativação”, destaca o criador da agência Trinity, que criou o circuito.
+ Advogado carioca lança movimento para aumentar autoestima dos brasileiros
Entre outros projetos de impacto, destacam-se a Casa Digital, que capacita cerca de 100 jovens em tecnologias como realidade aumentada e impressão 3D; Reuso Criativo, que transforma lonas de grandes eventos em acessórios de moda, gerando renda para mais de 50 participantes por edição; e o Gentilezinha, que já impactou mais de 75 mil pessoas com ações de arte, educação e cidadania em escolas públicas.