Plano de marketing para turismo brasileiro foca na pauta ESG
Lançamento aconteceu nesta segunda (19) na abertura de evento no Museu do Amanhã

Divulgado nesta segunda (19) no Visit Brasil Summit, evento que acontece no Museu do Amanhã, o novo plano de marketing do turismo brasileiro focará na pauta ESG para atrair visitantes. O objetivo é reposicionar a identidade do país e fortalecer diferentes destinos brasileiros pelo mundo explorando a diversidade e incentivando a sustentabilidade.
“É hora de assumir a vanguarda. Projetar o futuro sobre temas que ditarão o fluxo de viajantes pelo mundo nas próximas décadas. Qual produto da pauta de exportação brasileira deixa quase US$ 8 bilhões no país de forma sustentável? Não tem. O mundo precisa conhecer os muitos Brasis que temos”, destacou Marcelo Freixo, Presidente da Embratur.
Também chamado de Plano Brasis, a nova estratégia traz a mensagem de um país diverso em sua pluralidade de povos, culturas, histórias e biomas. Entre os objetivos destacam-se promover uma distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico pelo território nacional e aprimorar a gestão dos atores estratégicos do setor.
O plano foi elaborado a partir de uma ampla consulta pública e com a participação da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização no Turismo e do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Os mercados internacionais foram divididos em quatro grupos com estratégias diferentes: Manter e diversificar os mercados consolidados, como a Argentina; expandir mercados essenciais, como Estados Unidos e Portugal; aumentar a presença e notoriedade em mercados de crescimento, como Canadá e México; e maior esforço de investimento em mercados de oportunidade, como Austrália e Japão.