Pipa lança e-book com roteiro para turistas LGBTQIA+
Publicação é mais uma das ações do Preserve Pipa focadas nesse segmento do turismo
Reconhecido como um dos destinos mais acolhedores para a comunidade no Brasil, Pipa lança hoje (28/09) durante a ABAV Expo, que acontece no Riocentro, um e-book com roteiro para turistas LGBTQIA+ com dicas para sete dias no destino que fica em Tibau do Sul (RN).
O trabalho focado nesse segmento do turismo é desenvolvido pelo Preserve Pipa – movimento que reúne integrantes da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa e do Pipa Convention & Visitors Bureau – há três anos. Mas a iniciativa surgiu de uma demanda que já existia no destino, que naturalmente já recebia muitos turistas queer.
“Pipa já era um destino procurado por esse turista. A gente só passou a abraçar mais, acolher mais e trazer mais segurança e empatia para esse público. Alguns iam mas com pé atrás, agora já se sentem acolhidos”, explicou Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa.
Tudo começou com um treinamento ministrado por Clovis Casemiro, da IGLTA (principal entidade do turismo LGBTQIA+ do mundo) para o trade local. O letramento fez com que os estabelecimentos de Pipa estivessem melhor preparados para receber a comunidade. “Se você conhece melhor o seu público consegue tratar melhor o seu cliente. A gente quer tratar bem o turista heterossexual assim como o LGBT”, disse Wanderson.
Depois houve o posicionamento com ações de marketing, participação em eventos voltados para esse segmento do turismo e ativação junto a influenciadores LGBTQIA+ para mostrar as belezas e atrações de Pipa, mas também para demonstrar o acolhimento e inclusão no destino. Aliado a isso, a sanção da Lei N°10.761 em agosto de 2020 mostrou que o estado do Rio Grande do Norte está comprometido com o acolhimento e a segurança da comunidade.
A criação do e-book com roteiro de 7 noites para o turista LGBTQIA+ é mais um passo do trabalho que vem sendo desenvolvido. “A gente já tinha criado um e-book como esse para turistas heterossexuais e já que a gente tem se posicionado firmemente no mercado LGBTQIA+ sentimos a necessidade de criar um exclusivo para esse mercado”, explica Borges. O material pode ser baixado online e de forma gratuita.
Mas os esforços para atrair ainda mais turistas da comunidade não param. No bate papo com a coluna durante a ABAV Expo, Wanderson adiantou que estão fazendo um esforço para levar um festival LGBTQIA+ para Pipa. “Acredito que em breve você terá boas notícias sobre Pipa”, adiantou.