Peça conta romance gay real na época da Guerra Civil Espanhola
"A Pedra Escura" estreia hoje e fica em cartaz até 14 de julho no Planetário da Gávea
Estreia hoje (27/06), no no Teatro Municipal Domingos Oliveira, no Planetário da Gávea (Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea), a montagem inédita no Brasil de “A Pedra Escura”, um dos mais premiados e importantes textos do teatro espanhol moderno, escrito por Alberto Conejero. O espetáculo ficará em cartaz até 14 de julho, de quinta a domingo (às 20h),
Baseada em uma história real, a peça se passa em um quarto de hospital onde o prisioneiro Rapún (Vino Fragoso) e o guarda Sebastian (Lucas Popeta) convivem com a expectativa da morte do primeiro em poucas horas. Durante esse período ele tenta convencer o guarda a salvar o último trabalho que Federico Garcia Lorca, um dos maiores escritores espanhóis de todos os tempos, que está sob sua custódia desde que o autor foi fuzilado pelo exército franquista um ano antes.
“Eu queria fazer um espetáculo que fosse dramatúrgico, mais concreto, e com temática LGBTQIA+. Desde quando comecei a me descobrir bissexual quis levar ao palco essa pauta, pois há pouca representatividade nas artes e na mídia”, explica Vino Fragoso, ator e idealizador do projeto.
“A Pedra Escura” combina tensão dramática e pulso poético para levantar questões importantes, como a barbárie causada por uma guerra, a importância de preservar a memória e a cultura de um povo. A produção tem direção de João Fonseca, direção de movimento de Johayne Hildefonso e trilha sonora de Tony Lucchesi.
A Pedra Escura
Quando: 27 de junho a 14 de julho, quinta a domingo (20h)
Onde: Teatro Municipal Domingos Oliveira (Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea)
Ingresso: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada) – venda online